Mais uma opção de automação residencial




Automação pode ser muita coisa, mas pra mim é um luxo caro demais para se ter no Brasil. Nos EUA também é caro, mas não tanto. Para você entender, automação residencial se traduz em colocar sensores e motores para realizar tarefas que hoje você faz de maneira manual. Por exemplo. Quando você coloca um filme para ver com a familia, o que você faz? Fecha um pouco as cortinas, liga o receiver, bluray e o televisor. Ah sim, se tiver projetor, baixa ainda a tela do projetor e liga. Se for à noite, baixa a luminosidade também. Com a automação residencial, isto poderia ser feito com um único clique.

A única empresa que eu conhecia que faz isto decentemente é a CRESTRON, mas existem diversos outros fabricantes. Dos baratinhos e menos integrados, o mais conhecido é o X10, que eu nunca mais vi para vender em lugar algum. Agora é a vez de outro fabricante se aventurar por estes meios. A Belkin criou uma linha de produtos chamada WeMo. Através deles você pode com seu smartphone controlá-los. Tudo que você precisa é uma rede WIFI.

NewImage

Hoje existem apenas dois módulos disponíveis que permitem ligar e desligar qualquer equipamento que requer tomada e também um sensor de presença. O primeiro custa 50 dólares (foto acima) e o segundo, que pode ser comprado num combo com o primeiro, custa 100 dólares.