MAMP vs. XAMPP




Desde que eu tenho um blog eu tento localmente realizar meus testes. Eu tinha um Apache, MySQL e PHP instalados no meu computador e uma instalação de WordPress. Aí troquei de plataforma e mandei esta instalação para as cucuias. Coloquei no ar um site que era um saco de manter. Tinha que ficar me preocupando com brechas de segurança e atualizar um monte de coisas. Acabei com ele também.

Aí fui procurar uma instalação local de Apache, MySQL e PHP para o mundo Mac. Encontrei o MAMP, que é free. Não tenho o que reclamar. É fácil de usar e não inicia quando o computador liga, que pra mim é importante, já que quanto menos coisas estiverem rodando melhor.

Aí descobri que existe outro pacote de Apache MySQL e PHP para o mundo Mac. É o XAMPP. Ele não somente atende o mundo Mac, como também tem instaladores para Windows e Linux. Eu bem estava procurando um negócio destes para o mundo Windows para usar de laboratório.

Eu ainda não baixei para testar, mas se você conhece estes dois, me diga, tem pegadinhas? Ou é tudo a mesma coisa e funciona de qualquer jeito? Enfim. Se você conhecia o MAMP, agora conhece o XAMPP e vice versa.




Leia Também


Deixe um comentário

9 Comentários

  1. Olá, a diferença entre eles é apenas a interação com usuário, no quesito funcionalidades não existe nenhuma diferença

    😉

    Responder
  2. Olá Bernabauer… heheheh
    Já utilizei bastante o XAMPP e nunca tive
    problemas, ele possui um painel bem simples
    e fácil de utilizar e a instalação é sem problemas, acho q vale a pena testar!!!

    Responder
  3. Gustavo

     /  27/07/2008

    Bernardo, experimente o EasyPHP para plataforma Windows e você nunca mais usuará outra coisa!

    Responder
  4. O que eu gosto no MAMP é que eu aciono a solução executando uma única aplicação e melhor do que isto, não inicializa quando ligo o computador. O XAMPP permite isto também?

    @gustavo: O EasyPHP funciona apenas para Windows… Será que tem previsão para plataforma Mac?

    Responder
  5. Eder

     /  23/11/2008

    Olá! Uso e conheço apenas o XAMPP, ele não inicia com o Mac, ou seja, tem que ser executado via terminal ou pelo proprio software que é bem simples. O XAMPP tem FTP também mas nunca consegui fazer funcionar.

    Responder
  6. Luciano Paranhos

     /  16/04/2009

    *Eder.
    O FTP do Xampp só funciona quando voce instala o FileZilla Server.

    Responder
  7. Para Windows, eu já usei o EasyPHP e o XAMPP, ambos são bons, porém, acho que ficaria com o EasyPHP por alguns pequenos motivos… mais na interface, algumas configurações, etc. Mas o XAMPP é mais completo em questão de bibliotecas e outras aplicações.

    Para MAC, eu ainda não os testei, mas fico na dúvida, se acaba não sendo intrusivo ou acaba alterando as configurações do próprio sistema operacional, pois no MAC já tem nativo o Apache, PHP, MySQL, etc.

    Quem souber de verdade, qual o sistema menos intrusivo, prático, completo e funcional, favor postar pra gente.

    MAMP ou XAMPP?

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: