Mapa de cobertura com crowdsourcing




Quando eu vi o App para iPhone eu vibrei! Imagina um sistema que é alimentado por usuários para medir a qualidade do sinal? Simplesmente fenomenal! Usar os próprios usuários como uma forma de avaliar a qualidade do sinal e ter esta informação aberta para qualquer um é divino. Várias vezes já precisei saber se o local para o qual eu me deslocava tinha cobertura decente de 3G, mas os sites das operadoras não mostram esta informação. Se tivesse este sistema com crowdsourcing, seria perfeito.

Na semana passada descobri que ele existe. Chama-se Root Metrics. Ele permite que você tenha no seu iPhone um pequeno App que alimenta o sistema que contabiliza a qualidade do sinal nas regiões coletadas. Eu vibrei, guardei o link do artigo que falava a respeito do App e quando cheguei em casa, tratei de baixar e instalar no iPhone.

Eu mal podia me conter de excitação para ver logo o map de cobertura para o Rio de Janeiro. Será que muita gente já conhecia o app? Quantas informações úteis eu ia achar? Doce mundo tecnológico que me aguardava. ahh!!!

Abri o App e BANG! Chupa que é de uva. O App é exclusivo para os EUA e as operadoras mais utilizadas por lá. #FAIL. Ainda que restrito aos EUA, apenas algumas cidades estão mapeadas por conta da quantidade de “coletas” feitas pelos usuários do programa.

Uma pena mesmo. Seria ótimo que ele fosse genérico e pudesse ser utilizado em qualquer operadora e qualquer país.

Via GigaOm.




Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: