Mapas colaborativos e supervitaminados




Mapas. Este hype parece que remete ao passado, mas com evolução dos dispositivos móveis que finalmente estão incorporando GPS, é mais atual do que nunca. Muitas idéia do passado surgiram e não evoluíram muito. Já teve mapa com link para efetuar ligações para telefones fixo, entre outras muitas boas idéias. A Google continua evoluindo seu Google Maps para incluir fotos das ruas dos EUA, fora as diversas camadas adicionais de informação que podem ser incluídas, como pontos de engarrafamento, pins de indicação de estabelecimento comerciais e ainda calculo de trajeto e rotas.

A última da Google foi incorporar ao Google Earth os vídeos do YouTube. Pode parece estranho juntar estes dois serviços, mas é tão bom quanto pizza Havaiana do Pizza Hut. Abacaxi com Bacon. Delicia! 😉

As possibilidades são mil e aqui no Brasil Google vai evoluindo com a possibilidade de calcular rotas nas principais capitais. Algumas outras empresas usam as APIs fornecidas pela Google para também lançar suas idéias. É o que fez o pessoal do Laboratório e Colmeia, que criaram o OlhaOnde.Eu.

O serviço ainda é alpha. Totalmente alpha. Para você ter uma idéia, ao me cadastrar recebi um erro 500. E durante minhas tentativas de incluir um pin no mapa, para mostrar onde eu fui assaltado aqui no Rio, recebi mais alguns. Ah sim, meu pequeno cérebro não conseguiu se entender com o sistema e fiquei sem incluir meus PINs. Claro que isto é fase e assim que o sistema evoluir mais teremos informações interessantes do mapa.

A descrição do serviço é a seguinte:

O Olhaonde.eu é um mapa colaborativo. Isso significa que ele só existe e é relevante se a comunidade fizer uso dele – adicionando informações e aproveitando os serviços que ele presta. Aquela história de Web 2.0 que você ouviu por aí. No Olhaonde.eu você pode criar mapas dizendo onde fez ou faz alguma coisa. Por exemplo: olhaonde.eu/trabalho vai mostrar marcadores no mapa indicando o lugar onde cada um dos usuários que colocaram a informação trabalham. Mas a brincadeira pode se tornar realmente útil quando você cria um mapa do tipo olhaonde.eu/fuiassaltado e começa colaborar com a comunidade para fazer um heatmap de risco em São Paulo. As possibilidades são limitadas apenas pela vontade do usuário, no caso, você mesmo.

Então chega de papo e cadastre-se, crie seu mapa, adicione seus marcadores, divulgue, leia nosso blog ou fale com a gente. Idéias e convites para cerveja são sempre bem-recebidos. Aliás, olhaonde.eu/comibolovo.

Olhaonde.eu é fruto da parceria do Laboratorio.us e da colmeia.

A idéia da caldo. Se você quiser testar, utilize o formulário de contato e diga “Eu quero testar o olhaonde.eu” e diga porque. As 5 respostas mais criativas ganham convites e vão ser publicadas. Não vale pedir convite pelos comentários.




Artigo Anterior

Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: