Mapeamento de redes WIFI e 3G




Vi um tweet da @garotasemfio falado sobre uma “ótima iniciativa” de um site chamado Mapa Wi-Fi. Assim que li a dica, fiquei pensando “Mas que coisa mais inútil!”, mas para não reclamar apenas por preconceito, resolvi acessar o site e ver se poderia ser tomado de alegria e dependencia tecnologica de um novo serviço.

Após indicar a minha cidade, comecei a ver algumas indicações de rede sem fio, mas a minha maior preocupação é o objetivo de saber que existe uma rede WIFI em determinado lugar. Existem diversas contra-indicações de se navegar numa rede sem fio aberta e ainda que a rede seja fechada, não dá para acreditar que todos os usuários conectados à uma rede qualquer não tentem te invadir ou que não tentem “escutar” o tráfego de rede para capturar qualquer dado que esteja sendo trafegado.

Outro fato relevante é que a cobertura 3G e até mesmo EDGE se expande a cada dia e quem realmente depende de acesso à internet, costuma ter um pacote de dados contratado com uma operadora celular e ainda que não tenha, existem planos para redes WIFI comerciais como a VEX.

A iniciativa é até legal, mas parece mais uma boa idéia do que um bom serviço. Depender de usuários para ter dados é algo que eu não gosto. O ideal é que exista alguém mapeando as redes de maneira sistemática, onde este alguém é uma entidade qualquer do serviço oferecido e os usuários entram apenas para “manter” os dados atualizados e sinalizando eventuais erros e modificações. Pelo menos esta é o que a Skyhook faz, mas a Apple faz ainda melhor.

Para completar, já existem empresas que fazem mapeamento de redes WIFI e fazem ligação entre localização da rede e o SSID. A Apple tem comprado empresas para ter direito a estas bases de dados que prometem ser o próximo santo graal para aumentar o faturamento de anúncios. Fazer anúncios e oferecer serviços baseados na localização física é o grande próximo passo e evolução que se espera. A Google deveria estar na dianteira, afinal, com os carros do Google Maps tirando fotos para o StreetView, antenas vem coletando informações sobre redes WIFI, mas por algum motivo, parece que ela ainda não está tirando tanto proveito assim.

Muito mais útil é o Sinal3G que tem praticamente o mesmo objetivo do Mapa WIFI, mas ao invés de mapear onde tem sinal, o serviço avalia a qualidade do sinal. Insatisfeito como só eu consigo ser, claro que tenho o que reclamar sobre este serviço. O ideal seria que existisse um aplicativo para o espertofone para que a qualidade do sinal fosse coletada de maneira automatizada e enviada para o site ao invés de fazer um processo manual que parece precisar de um computador. Hoje em dia, Mashup pra mim é apenas uma maneira de visualizar dados e não um serviço.

Ainda assim, se você acha que o serviço tem direito do seu tempo, contribua alimentando o site com informações sempre que você puder.




Artigo Anterior

Leia Também


Deixe um comentário

1 Comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: