Melhor iPhone App para controlar gastos com o carro




No mês passado escrevi um artigo sobre alguns dos apps que eu avaliei para controlar gastos com o carro. Todos, claro, para o iPhone. Após algumas semanas usando cada um deles, optei pelo Road Trip. Ele não é grátis, mas é ótimo. Eu sempre controlei os gastos dos meus carros (tenho só um, mas já troquei de carro algumas vezes) através de uma planilha. Como diria um colega no trabalho, “Excel é meu pastor e nada me faltará”. E realmente durante muitos anos, a planilha de Excel me ajudou bastante. O que eu mais controlo é o consumo do carro, afinal, toda semana eu preciso abastecer a charanga.

Depois de comprar o iPhone, nada mais natural do que usá-lo quando eu estiver no posto ao invés de pegar um papel e anotar tudo para atualizar a planilha em casa. Existia a possibilidade de atualizar a planilha, mas eu achei que isto era pouco produtivo. Vencedor mesmo era o Road Trip. Ainda que a versão grátis já me atendesse para a parte fundamental do controle de gastos, eu queria controlar mais. A versão grátis apenas controla os gastos com combustível, já a versão paga tem a capacidade de exportar/importar dados para uma planilha e também controlar despesas gerais como revisão, pedágio, viagens à trabalho e tudo mais que você imaginar. O Road Trip faz ainda previsões de gastos mensais e anuais além de gerar gráficos baseados em um periodo de data que você quiser. Veja a comparação entre a versão LITE e a versão paga.

Estou usando sem problema já tem algumas semanas e até os dados da minha planilha eu já importei. Fiquei impressionado quando fiz a comparação do consumo do meu carro atual com meu anterior. São quase idênticos na média, mesmo um motor sendo 2.0 e outro 1.8.

Para importar os dados de uma planilha porém, você precisa acessar o site do desenvolvedor, que tem tem uma ferramenta online que permite a conversão de colunas em dados que o Road Trip consegue entender. Sua planilha precisa primeiro ser exportada para CSV, colada no site. A conversão online irá gerar um link que deverá ser enviada por email para o seu iPhone. Quando você acionar o link no iPhone, o Road Trip irá entender o link e importar os dados. Bastante prático e rápido, se bem que montar a planilha pode levar algum tempo até você colocar seus dados nas colunas corretas.

Pra mim, este software precisa apenas de duas coisas. A primeira é a tradução para portugues, mas eu já tratei de mandar um email para o desenvolvedor para pedir isto. A segunda é a integração com o calendário para criar eventos de lembrete. Se for possível, creio que o Darren irá implementar.

Você controla os gastos com seu carro? Como você faz?




Próximo Artigo

Leia Também


Deixe um comentário

2 Comentários

  1. Opa, legal seu post.

    Cara, valeu pelo post !!!
    Só prá ajudar, eu uso o Gas Cubby e acho excelente.
    Ele gerencia vários carros/motos, faz gráficos por tempo, tanto por consumo como por manutenções.
    Faz exportação dos dados via excel, envia por email.
    Faz uns gráficos de consumo, viagens, etc que são batante úteis, faz média de consumo por tempo estipulado, etc.

    Eu gosto bastante dele mas vou testar o Road Trip prá ver as funções que você elencou.

    []’s

    Responder
  2. Eu, antes do meu N95 dar pau, usava o MobiFuel. Um programa muito bom. Mas infelizmente meu N95 estragou e fiquei sem usar programa algum. Compreu um iTouch e sempre procurava programas pra substituir o MobiFuel, já que não há versão para iPhone OS. Então vi seu outro post sobre os programas e optei pelo Road Trip e o uso até hoje, a versão Lite mesmo, ela ja me serve. Valeu !

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: