MemoryStick da Sony não morreu? Em breve um de 2TB!




Eu tive a impressão de ter ligo em algum lugar que a Sony tinha anunciado a morte do MemoryStick. Acho que li alguma coisa errada ou a minha mente está a me pregar peças. Fiquei surpreso hoje por dois motivos. O primeiro, por descobrir que o MemoryStick da Sony ainda existe e continua firme e forte, segundo pelo anuncio de um cartão de memória de 2TB. Consegue imaginar 2TB num Memory Stick? Eu não. O motivo é simples. SSD hoje tem no máximo 256GB, como pode a Sony colocar 2TB num único flash? Loucura, loucura, loucura!

Segundo o que li por ai, o novo tamanho pornográfico de cartão de memória proprietário da Sony usará um sistema de arquivos chamado de exFAT ao contrário dos demais cartões de memória que usam FAT 12/16/32. Também recebe uma nova nomenclatura. Serão chamados de MS XC.

As especificações porém me decepcionaram. A taxa de leitura e gravação do modelo XC tem apenas 15Mbps. Bacana mesmo são os XC-HG que tem capacidade de gravar/ler em 60 ou 20MB/s. Este último tem até 8 bit de banda em paralelo ao invés de apenas 4 do XC.

Agora sobre o formato de arquivos. Apesar da Sony ser a rainha dos formato proprietários, o exFAT não é da Sony, mas sim da Microsoft e é voltado especifcamente para cartões de memória e pendrives. Ele foi introduzido recentemente através do SP1 do Windows Vista e existe um patch para incluir suporte a este formato de arquivo no Windows XP também.

Via Oh Gizmo.




Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: