Micro-célula 3G para ter em casa




Ontem eu fiquei maravilhado com um produto da AT&T nos EUA. Eles liberaram um produto que funciona como uma ERB 3G para até 10 aparelhos cadastrados e no máximo 4 aparelhos simultâneos. Funciona assim. Você compra o aparelho (ou ganha, depende de quais pacotes de serviço da AT&T você tem) e coloca ele ligado à sua banda larga residencial. Quando seu celular entre em casa ao invés de se conectar à ERB da operadora mais próxima, ele se conecta na sua ERB ligada à sua banda larga. Não é legal? Seria fenomenal se o iPhone já não se conectasse diretamente ao meu wifi quando eu entro no raio de alcance do meu Access Point. Indo ainda mais além, o iPhone consome muito mais bateria em 3G do que em wifi, então não vejo por que ficar animado.

Semana passada foi numa apresentação onde o palestrante só faltava fazer amor com seu AP. Ele simplesmente adora redes sem fio e em especial 802.11n, mas este assunto é para outro artigo, o importante é o que ele falou em relação aos smartphones. Praticamente todos os smartphones tem hoje wifi e não tem como este tipo de comunicação sem fio sair destes aparelhos. Celulares normais ainda não tem suporte à wifi, mas é questão de tempo.

O produto da AT&T parece ser ótimo, mas só é interessante para quem não tem wifi no seu aparelhos celular, seja ele um smartphone ou não. Esta ERB quase que pessoal é chamada no mercado de telefonia celular de Femtocell. Uma explicação mais detalhada pode ser encontrada na wikipedia. Mas se você pretende comprar este brinquedinho para ter por aqui, pode esquecer. O dispositivo da AT&T tem um chip de GPS e só funciona onde a AT&T permitir.

A AT&T não é a única a oferecer cobertura 3G pessoal. Sprint já utiliza esta tecnologia desde 2007 e a Verizon anunciou hoje também um produto similar.

Via Engadget.




Próximo Artigo

Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: