minha vida como usuário de Mac




Não vou dizer que minha vida mudou radicalmente por que é uma mentira, porém já me vi com outra cabeça por causa do Mac. Posso até dizer que fiquei meio arrongante e toda vez que meu pai vem reclamar do PC dele eu aproveito para sacanear dizendo que no meu Mac isso não acontece.

Óbvio que outros problemas acontecem no meu Mac que não passam nem por perto do PC dele, mas a vida é assim. Estou aprendendo rapidamente como lidar com o OS X e muitas coisas são diferentes do Windows. Algumas coisas incomodam, outras nem tanto. Não poder fazer recortar e colar com arquivos incomoda, mas fazer scroll com dois dedos no trackpad do MBP é uma delicia.

O conceito de janela e programa é diferente no OS X do Windows. No Windows quando você fecha a última janela de um programa, ele se encerra. No OS X o conceito é diferente. Existe o comando para fechar a janela e fechar o programa. Para o primeiro é CMD+W, para o segundo é CMD+Q. Mesmo que você feche a última janela você não está fechando o programa. Demorou um tempo para adaptar, mas já estou com o novo conceito na cabeça.

Lidar com as alterações na maneira de lidar com o sistema operacional nem foi traumático. Não tive decepções tão pouco grandes alegrias. É apenas diferente. A mesma coisa porém eu não posso dizer em relação às revendas e assistência técnica da Apple.

O 0800 da Apple é ótimo. Se precisarem um dia anote aí: 0800-12-7753. Não esperei muito, fui atendido pelo William como esperava e de maneira coerente ao valor que se paga para ter um Mac no Brasil. Como a Apple não tem loja própria no Brasil, você é agraciado com o direito de escolher a revenda/assistência técnica de sua escolha.

Como preciso fazer o recall da bateria liguei para o 0800, me passaram uma lista de autorizadas e me desejaram um bom dia. Feliz e com a lista anotada resolvi escolher uma das revendas.

Liguei para a primeira: “Solução digital”. Atendeu o Pablo que teve alguma dificuldade para transferir a ligação, mas no final conseguiu passar para a Tatiane que me explicou o horario de funcionamento da loja e que eu poderia ficar com a bateria enquanto a nova não era entregue pela Apple. Isso demora em torno de 30 a 45 dias. Fiquei feliz com a resposta, mas o local da loja é meio contra-mão e por isso resolvi ligar para outras autorizadas.

Tentei ligar para dois telefones da MacStore, mas ninguém atendeu. Fui para outra opção: MacFamily. Atendeu a simpática Camila, mas sua simpatia era inversamente proporcional ao seu nível de conhecimento. Ela não sabia do recall da bateria do MacBook Pro de 15″, felizmente ela passou para o colega Marcos que também, muito simpático me atendeu, mas me deu uma péssima noticia. Eu ficaria os 45 dias sem bateria.

Expliquei o caso da Solução Digital que me ofereceu ficar com a bateria no meio tempo. Como ele não poderia tomar esta decisão ele prometeu me dar um retono, pois ele entraria em contato com a Apple para ver o que era possível.

Isso foi dia 31 de Janeiro. Fiquei feliz com o esforço do Marcos e já sabendo do atendimento da Apple Brasil, opinião que formei a partir do 0800, imaginei que até o fim da semana receberia um retorno.

Os dias se passaram e meu celular não tocou. No dia 3 resolvi enviar um email para a MacFamily, para saber como as coisas andavam. Vejam email abaixo:

Olá Ricardo,

Entrei em contato por telefone com a MacFamily na semana passada, mais precisamente na quarta feira e conversei com o Marcos se eu não me engano. Passei o número de série de meu MBP e da bateria e ele confirmou a necessidade do recall, porém ficar sem bateria durante o periodo de 45 dias que ele me passou é inviável.

Expliquei que tinha feito contato telefônico com a Solução Digital e por lá eu poderia ficar com a bateria até a nova chegar para então realizar a troca. Gostaria de fazer o mesmo através da MacFamily pois ir para a zona sul é um transtorno para mim. Trabalho em Curicica e moro na ilha. Prefiro fazer a troca com vocês.

O Marcos entendeu minha preferencia por vocês e também a necessidade de eu ficar com a bateria até a nova chegar e ficou de me dar um retorno, o que não aconteceu ainda.

Procuro também um adaptador para o MBP que não consigo encontrar em lugar algum. Você tem este adaptador? Quanto custa?

Por favor, veja o que pode fazer para ajudar. Acabei de comprar o Mac e estou realmente ficando decepcionado com a maneira que o cliente Apple é tratado no Brasil.

obrigado,
Bernardo

Dia 3 de fevereiro caiu num sábado e na segunda feira eu já tinha uma resposta do Marcos Fernandes, que tinha me atendido pelo telefone. Email curto e respondendo apenas uma das minhas dúvidas:

Enviei um eMail p/ Apple e ainda não pbtive respostas, assim que tiver noticias entrarei em contato com vc imediatamente.

Respondi o email agradecendo o empenho dele e pouco depois recebi um email do Rodrigo Dias.

Mande ele assinar um termo de responsabilidade caso aconteça algo com a bateria.

E após 8 dias, recebi o retorno do Marcos:

Bom dia Bernardo, recebi uma resposta da Apple dizendo que o sr. pode sim ficar com a bateria, mas terá que assinar um termo de responsabilidade por tudo que poderá causar a seu equiapemento.

Aguardo respostas!

Bem, final feliz, ainda que com uma certa demora. :mrgreen: A pergunta sobre o adaptador porém não foi respondida.




Leia Também


Deixe um comentário

3 Comentários

  1. Filipe

     /  13/02/2007

    Qto ao 0800 da Apple, concordo plenamente, foi o melhor atendimento por telefone que já tive, por duas vezes por motivos distintos.

    Mas não entendi o lance de Recortar e colar, pq não funfa? Pra mim tá tranquilo… cmd+c cmd+v ou cmd+x [depende da condição em que usa.]

    E o lance do Office, escolheu qual o melhor gratuito?

    Responder
  2. o CMD+X não funciona com arquivos. Em todos os casos que eu fui usar, nada de funfar!

    Amanhã, você vai saber do resultado dos programas! 🙂

    Responder
  3. Edielson

     /  21/06/2007

    olá, eu entrei neste site pela primeira vez e quero deixar o meu comentário que eu lir muito pouco.

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: