Mobile Me é um serviço meia boca

Meu pai é um maravilhado do Mobile Me. Toda vez que ele passa por mim com seu iPod Touch na mão ele vem com um sorriso no rosto e começa com “Você sabia…?” A última que ele descobriu é que ele pode usar a conta do Mobile Me permite que ele busque mensagens de outra conta de email! Ele me perguntou como funcionava e claro que eu expliquei algumas vezes até ele entender por inteiro. Ele adorou, começou a configurar e recebeu uma mensagem de erro, que naturalmente ele voltou pra mim.

Foi quando eu percebi. O Mobile Me é realmente um serviço meia boca. Ele permite que se configure apenas uma única conta externa para ser coletada via POP3. O Gmail permite mais de uma. Se não fosse suficiente, o Mobile Me só consegue se comunicar através da porta 110 do POP3. Se o seu provedor utiliza SPOP3, que é o POP3 via SSL, esqueça. A Apple não inclui esta informação na página de configuração da funcionalidade, mas você encontra no repositório de conhecimento dos produtos abaixo do kb HT2137. O Gmail não tem este tipo de problema. Ele consegue falar com POP3 via SSL em qualquer porta que você especificar.

Curioso saber que a Apple está atrasada e que o Comite Gestor do Brasil está a frente do seu tempo recomendando o bloqueio da porta 25 e forçando assim os provedores a adotarem SSL para os servidores de mensagems (SMTP e POP). Veja mais aqui.

Apesar deste limite de configuração para coleta de mensagens de serviços externos (seja de porta ou na quantidade de contas externas) o Mobile Me tem outras funcionalidades muito legais que o Gmail não tem. Porém as vantagens do Mobile Me ainda não são maiores do que as do Gmail, então nada de contratar o serviço…. ainda.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

2 respostas para “Mobile Me é um serviço meia boca”

  1. Avatar de whinston

    Coisas boas do MobileMe:
    1) Find My iPhone: funciona como prometem
    2) iDisk: rápido
    3) Push: realmente chega na hora, diferente do GoogleSync.

  2. Avatar de Luiz Claudio Eudes

    Pra quem tem iPhone o “Find my iPhone” compensa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *