Monitor LG W53: Minha Avaliação




W53_Front-thumb.jpgUma das coisas que eu tinha planejado fazer, para melhorar o uso do computador, era comprar uma TV de 40 polegadas para colocar na minha bancada e usar como monitor. Não executei ainda, por que esperava comprar aproveitando as promoções de natal. Acontece que antes disto recebi uma ligação em nome da LG.

A LG lançou no mercado brasileiro a nova série de monitores W53. Quando olhei as especificações técnicas eu babei pelo monitor. Talvez um monitor de 23″ resolveria o meu problema sem tornar minha bancada pequena. Pois bem. Coisa de duas semanas atrás (ou um pouco mais, eu sou meio ruim de memória) eu recebi um monitor de avaliação.

Eu tinha acabado de voltar de viagem de São Paulo e mal cheguei em casa e uma grande caixa estava me esperando. Larguei tudo que tinha planejado e ainda com sotaque paulista na boca fui montar o dito para começar a usar. Não sei o que há comigo, mas é impressionante como eu fico feliz abrindo caixas de equipamentos eletrônicos.

Dentro da caixa duas caixinhas. Uma do monitor e outra de um pendrive. Aliás, o pendrive é bastante peculiar. Pesado, de metal e só funciona em portas USB 2.0 alimentadas. Tentei espetar no teclado da Apple que eu ligo no meu MacBook Pro, mas o OS X reclama que esta porta USB não comporta o pendrive. Coisas da vida. Dentro do pendrive um PDF que não abriu nem por decreto no OS X e outro com as caracteristicas do monitor. Por fim uma pasta com imagens do monitor.

Sou notoriamente conhecido por reclamar de algumas características de produtos perfeitamente bons e com isto tem hora que “fico mais real que o rei”. Com o monitor da LG não foi diferente. Dividi minhas impressões em 3 categorias para facilitar o entendimento, ou complicar…

Gostei

Design do monitor é fantástico. Digo, o conjunto da obra. A iluminação do botão de ligar e desligar é indireta, sutil e bonita ao mesmo tempo. Ela não agride os olhos como a luz de status do Time Capsule da Apple. Conseguiram que esta iluminação se integrasse bem ao desenho do monitor. Ela é vermelha e não incomoda quando você está num ambiente escuro. Aliás, duas informações interessantes. A primeira é que você pode através de configuração, desligar esta indicação de ligado e stand-by. A segunda é que em modo de economia de energia esta iluminação pulsa vermelho. Parece um coração, por que ela não liga e desliga, ela pulsa de verdade.

Resolução. Quem não fica feliz de ter 1920×1080 pixel? Este monitor é capaz de mostrar imagens nesta resolução. Dá para ver aquelas séries americanas bem grande em HD e ver todo o detalhes que você sempre quis ver. E para navegar na internet, dá para deixar várias telas abertas e conferir tudo que rola ao mesmo tempo. Ou seja, twitter client aberto e navegador lado a lado para acompanhar “what ever”.

O monitor da LG também tem uma função especial que se chama FUN. Através dela você pode aplicar alguns efeitos na imagem sendo apresentada. Então são 3 modos que você pode colocar o monitor. Preto e Branco, Sépia e Mais brilho. Um usuário normal e doméstico talvez nem se toque que isto é interessante, mas colocando o monitor em uma loja apresentando algum produto ou no quiosque de apresentações, quem sabe esta função não é realmente útil? Se tivesse uma porta USB onde o monitor funcionasse como um PhotoFrame em slideshow, aí não tinha conversa, era útil pra cacete, mas assim, sei lá sabe. Este mundo é muito louco… Por que eu iria usar o computador em modo sépia?

Eu já tive diversos monitores. A maioria absoluta tinha apenas uma entrada VGA. Agora que me dei conta. Já tive Samsung, Philips, Dell e Sony. Este último tinha duas entradas VGA, certamente o melhor monitor que eu já tive, mas eu nunca repeti uma marca de monitor. O W2353V tem, além da entrada VGA, uma entrada DVI. Meu MacBook Pro tem saída DVI, não é legal que finalmente não vou mais precisar usar um adaptador? É uma pena que agora que eu tenho um monitor com entrada DVI, vou trocar de computador e a saída vai ser miniDisplayPort. Espero que venha com adaptador DVI ou VGA.

Aliás, ao conectar o monitor ao meu Mac, o OS X já identificou que se tratava de um W2353V e criou um padrão de cores exclusivo para ele.

Não Gostei

Piano Black? Eu não gosto deste tipo de acabamento. Prefiro coisas opacas. Este tipo de acabamento recebe o apelido de “fingerprint magnet”, pois ele captura todo e qualquer vestígio de gordura e sujeira dos dedos. Com controles sensíveis ao toque, a combinação naturalmente não é das melhores.

Não sei se o problema é minha rede elétrica, mas o W2353V parece ser meio Pavarotti. Dependendo do brilho que eu defino na barra de configuração do próprio monitor ele emite um som contínuo. Sabe aquele barulho de alta-tensão que os monitores de tubo antigos emitiam? Então, bem parecido. Apenas quando coloco o brilho em 99% o monitor se silencia. Uma pessoa normal provavelmente nem escutaria este ruido, mas num quarto silencioso como o meu, o barulho incomoda.

Se você tem um Mac, assim como eu, vai ter que se contentar com apenas ter um monitor e não aproveitar algumas das firulas que o W2353V tem. Entre suas diversas facilidades ele tem uma função chamada de Modo Cinema que funciona em conjunto com o ForteManager. O que ele faz é destacar por exemplo um vídeo do YouTube quando ele é tocado.

Existem dois motivos para você que tem Mac ficar triste. Primeiro por que o CD que vem junto com o monitor tem tamanho incompatível com os notebooks da Apple. Ele é aquele formato pequitito que não pode ser usados em drives do tipo slot. Segundo é que o ForteManager não tem versão para OS X. Então nada de Modo Cinema para o pomar.

Eu deveria reclamar do tamanho do logotipo da LG no centro do monitor, mas não vou. O meu monitor Sony tinha um logotipo talvez um pouco melhor, mas do jeito que o monitor da LG foi desenhado, o logotipo parece meio deslocado e foge do belo design que o monitor tem.

Poderia ser Melhor

Me chamou muita a atenção o fato da LG dizer que o monitor é touchscreen. Fiquei pensando o que seria este “touch”. Será que poderia ser este o monitor que eu tanto esperava? Será que este seria o monitor que ficaria com meus dedos na tela? Não. O touch da LG se restringe a maneira de acionar seus controles. Alias, uma dica para LG. Ao invés de colocar luzes indicando onde estão os botões, que tal iluminar seus nomes para saber o que estou apertando? Um monitor com sensor de luminosidade certamente vai acabar caindo num lugar mais escuro que o normal (meu caso) e como saber qual botão (é sensor e não botão) é qual? O usuário fica perdido e reclamando (meu caso).

Suporte ao OS X, afinal suportar a vontade das minorias está em moda. E por que não colocar o monitor como um hub USB alimentado? Hoje este monitor não tem uma entradinha USB, mas os monitores da Dell, quase todos os modelos novos, também funcionam como um HUB USB. Seria ótimo pode espetar um pendrive no monitor e manter a mesa livre de mais cabos e dispositivos.

Resultado Final

O LG W2353V é um puta monitor, se você tem um computador rodando Windows. É certamente uma bela peça de engenharia e como eu sei que a LG tem um acordo com a Apple para fornecer painéis de LCD, estou bastante feliz com a qualidade de imagem. Agora se eu recomendo a compra deste produto? Bom, se você não é chato como eu e não tem um Mac, é uma ótima compra, mas se você tem um Mac, não perca o seu tempo. Este não é o monitor para você.




Próximo Artigo

Leia Também


Deixe um comentário

5 Comentários

  1. Se tem algo qeu apreendi com mac é:
    Monitor q vai funcionar 100% com mac…. só cinema display e umas outras bagatelas acima dos 4k!

    Amanha vou receber um Dell 2209WA… sei que ele gira 90º, mas não sei se o mac vai suportar isso!

    Responder
  2. Bruno

     /  08/12/2011

    Cara, tenho esse monitor, e uso ele em um PC. Porem estou quase comprando um MacBook Pro 13′ …eu iria ligar ele no Monitor LG23′ W2353 ,.. Você acha uma roubada então? Não Vale a pena? Se for apena pela função cinema tudo bem,..prque eu nem uso ela. Se puder me ajudar agradeço bastante…abraço

    Responder
    • Vai funcionar sem problemas, mas eu recomendo você comprar um monitor de LED, pode ser da LG mesmo, mas eu prefiro os da Samsung. Não esqueça que para usar o monitor externo no MacBook você vai precisar de um cabo adaptador para VGA ou DVI.

      Responder
  3. Andre

     /  16/07/2012

    Cara, é um puta monitor mesmo mas o meu não durou nem 3 anos, o que para mim é inaceitável. Essa história de botões via “touch screen” me deixou apreensivo desde o começo. Com o tempo os botões ficaram loucos, ligava quando queria e agora não liga de jeito nenhum, morreu. Estou pensando em comprar ele novamente pois realmente gostava muito mas estou com medo que aconteça o mesmo. Você saberia indicar outro monitor similar a esse?

    Responder
    • eu indico os da Samsung, que agora também são televisores. O meu continua firme e forte funcionando, apesar de ter dado problemas e os botões pararam de funcionar. Resolveu tirando da tomada e ligando novamente.

      Responder

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: