Monitores Touch Screen




NewImage

Então o Windows 8 foi lançado, o grande barato dele é a interface metro e usá-lo com os dedos e não com o mouse. Concordamos? Ainda que você não concorde, acompanhe. 

O Windows 8 nasceu para ser usado em tablets. O mundo pós-PC é realidade e o que é o padrão é a interface touch e o nicho é o computador utilizado com teclado e mouse. Se você quiser entrar nesta onda, ou estar à frente dela, você pode comprar um equipamento novo e curtir todas as facilidades do novo sistema operacional da Microsoft.

Caso você tenho um bom computador, recomendo você fazer apenas a troca do monitor que você tem. Já é mais do que suficiente para você brincar com a nova interface e se preparar pelo que vem pela frente.

Existem alguns monitores com tecnologia sensível ao toque, que alguns chamam carinhosamente de “toque screen”, mas as tecnologias utilizadas são diferentes e podem ser uma grande roubada, impedindo até mesmo que você desfrute de algumas das funcionalidades que o Windows 8 oferece.

A primeira coisa que você precisa levar em conta é que o monitor com tecnologia touch screen que você vai comprar precisa ter suporte para multi touch e ser capacitivo. Esta é a melhor tecnologia. Existem mais duas que funcionam, mas não são tão boas: ótica e resistiva.

Para você entender melhor como melhor reconhecer as 3, a dica é a seguinte: Smartphones de qualidade tem tela capacitiva, só funcionam com o dedo ou caneta especiais. Se você tentar usar com a unha, não funciona.

Smartphones e tablets chineses com Android e de baixo preço costumam usar telas resistivas. Você pode ver que existe um tipo uma almofada na frente da tela quando você a pressiona. As vezes, demora um pouco para funcionar e quando você usa pouca força, não funciona. Este tipo de tela, funciona com qualquer coisa. Ela é até melhor de ser usada com uma canetinha, mas não precisa ser especial

A ótica funciona com LEDs nas laterais da tela e não requer caneta especial.

Os monitores “toque screen” (eu rio toda vez que falo isto) tem 3 cabos na sua traseira para funcionar. Os dois primeiros são os que todo monitor tem. Cabo de energia e do sinal de vídeo, que pode ser VGA, DVI, HDMI ou Display Port. O terceiro costuma ser um cabo USB, que é responsável por levar o sinal do seu toque na tela para o computador, logo, o computador precisa que seja instalado o driver de comunicação com o monitor. 

Complicado? Parece, mas é simples. Os monitores para computador com tecnologia Touch Screen não são novidade, então na hora que você for comprar, fique atento para saber se este monitor que você encontrou tem driver para o Windows 8. Não adiantar ser compatível com Windows XP ou 7. O driver precisa ser especifico para o Windows 8. Novamente vou repetir. O monitor pode até funcionar com driver de outra versão do Windows, mas o ideal é que seja para Windows 8 para funcionar de maneira ótima.

Um lugar para começar a sua pesquisa é este comparativo. Aqui no Brasil uma das marcas que parecem ser populares é a ELO, contudo, não são os melhores equipamentos. Também muita atenção com o monitor da Dell. Já tive a oportunidade de usar um e não gostei nem um pouco.

NewImage




Artigo Anterior

Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: