Monolingual: Faça o OS X emagrecer mantendo apenas uma língua




Quando você começa a ficar sem espaço em disco, a primeira coisa que você pensa é fazer aquela limpeza de disco que você promete fazer todos os finais de semana ou feriados que você promete ficar em casa para “arrumar”, bem, “a casa”. Quando você consegue fazer isto e ainda assim fica com pouco espaço nos eu disco para brincar, o que precisa ser feito é maneiras de tosar o seu sistema operacional para jogar fora as coisas realmente que você não vai usar mesmo.

No OS X você nem precisa sujar as mãos abrindo a, por muito temida, janela de Terminal para rodar comandos obscuros que você acha em fóruns de internet com receitas mágicas de como tornar seu sistema operacional mais magro. Com ajuda do Monolingual, que eu conheci através do @Alexander, você consegue fazer isto.

O que ele faz é remover os arquivos para aquelas línguas que você não fala mas que o OS X tem suporte nativo. O programa é simples e nem precisa de muita explicação. Basta baixar o binário universal e rodar no seu micro. Selecione as línguas que você quer remover e voilá! Surge um monte de espaço para você preencher com aqueles vídeos de entretenimento adulto de pessoas brincando de fazer outras pessoas.




Próximo Artigo

Leia Também


Deixe um comentário

7 Comentários

  1. Tamiris

     /  17/05/2009

    Eu já fiz isso quando instalei o leo pela última vez. Mandei instalar só inglês, portugues do brasil e de portugal. 🙂

    Responder
  2. Alexander

     /  17/05/2009

    Oi Bernardo. Q legal esse seu post. Fiquei bastante feliz! e surpreso!!
    Eu fiquei me segurando antes de rodar o Monolingual, com um pouco de medo e receio. (como vc deve ter percebido no twitter). Eu já tinha usado o Monolingual no Tiger, a uns anos atras. E sempre tem aquelas pessoas q desencorajam mto a mexer nessas coisas … pq problemas acontecem.

    Pois bem, depois de tomar certos cuidados, rodei, no MacOS 10.5.7, com vários programas instalados. Deu td certo. Economizei 5GB no meu HD de 120GB (q está bem cheinho).

    Os cuidados, vamos lá:
    -fiz backup num HD externo com o CarbonCopyCloner (além do TimeMachine)
    -desliguei a internet (p/ q o TimeMachine não tentasse rodar durante o processo)
    -todos os programas da ADOBE desencluí nas preferencias do Monolingual. Pelo o q eu havia lido em reviews, Adobe e Office dão problemas sem terem todas as linguas.

    Rodei. Demorou uns 5min. Rodei p/tirar todas as linguas (- ingles e ingles US), os binarios referentes a ARM e PowerPC, e aos metodos de entrada não ocidentais.

    A economia foi enorme de espaco. E notei q alguns programas rodam mais rapidos e leves! uau! Hum, outra coisa: depois de fazer td, rodei p/corrigir as permissoes novamente! Eh bom rodar sempre depois q vc fazer uma atualizacao no sistema, pra dar essa limpada nas linguas, etc.

    ps. abri todos os programas. Um deu problema, e reinstalei: o Mondrianum. Q eh um plugin de cores do Kuler da Adobe. Foi so baixar e instalar rapidinho novamente. Todo o resto, perfeito. Nenhum problema mesmo.

    Vou tentar listar +- meus programas, so para dar uma ideia: Audio Hijack Pro, 1Password, Bento, BirthdayBook, OmniGraffle, OmniGraphScketcher, ScketchBox, iWork09, iLife09, Skype, Transmission, SyncTwoFolders, ComicLife, Cyberduck, NameMangler, MathType, CoverSutra, PrefSetter, Adobe CS4 e mais alguns ….

    Rodei num MacBook Pro do comeco de 2008. Um SantaRosa … 3.1

    Responder
    • programa pra chuchu que tu tem instalado hein? 😉 Eu sabia que na instalação dava para selecionar as línguas, mas depois de instalado não sabia que dava para retirar. Ainda mais que dava para fazer com um programa! 😉 Eu adorei o programa, tanto que rendeu um artigo bacana!

      Responder
      • alexander

         /  17/05/2009

        Fiquei contente Bernardo! otimo post. Eu adoro ler dicas!! e jeitos de otimizar nosso dia a dia.

        ahahaha .. vc achou mto programa? q nada. Eu to instalando o minimo do minimo. Nao tem nada “nao” oficial, nem q eu nao use, nem q tenham a mesma funcao. Depois da ultima formatada q eu dei, nao instalei mais o Office, pra tentar me obrigar a usar o iWork. Tb nao instalei mais o Firefox, p/ me obrigar a usar o Safari. Tem dado certo.
        Ainda queria o Screenflow, mas eh caro demais. Eu tinha tb o Gawker, mas nao instalei mais .. p/fazer videos timelapse. Por falar nisso, veja esse q eu fiz esses dias: http://www.youtube.com/watch?v=pJht9KEEh08

        Meu HD eh de 120GB, e eu nao queria trocar. Esta cheio pq a biblioteca do iPhoto, depois q eu instalei o iPod classic e mandei sincronizar as fotos, dobrou de tamanho na otimizacao. Um *saco! Se eu pudesse voltar atras … mas eu ja acrescentei mtas fotos depois, e o TimeMachine ta longe …

        Queria um programa tipo o iPhoto Diet, mas esse esta desatualizado faz tempo …

        Td de bom p/vc ai!!

        Responder
        • Adorei o vídeo! Sou fã de timelapses. Fiz dois, mas nunca publiquei. Vou procurar para colocar no YouTube.

          Responder
          • alexander

             /  17/05/2009

            Obrigado. Eu tinha publicado no Gallery do MobileMe, mas todos meus amigos q usam PC nao conseguiam acessar (por incrivel q pareca). Eu comprei uma bike nova, e me empolguei. Vou tentar fazer mais desses videos. Eu fazia no carro, mas dai fica mto rapido. Com bicicleta o “passeio” fica mais interessante. Precisa chegar o verao, para abrir o tempo, e as imagens ficarem mais bonitas. Esse fds, por exemplo, nao para de chover.

            Eu fiquei com receio de publicar no youtube .. mas sei la, acho q nao tem problema nenhum nao. E eh universal, todo mundo acessa tranquilamente.

            Me avise qdo subir seus videos!

  3. Neide Charroche

     /  30/05/2009

    Olá,
    Talvez você possa me ajudar.
    Usei o monolingual no meu MacBook Intel e excluí todos os idiomas (exceto inglês e português), os métodos de entrada não ocidentais e as “architectures” (exceto Intel e Intel 64-bit).
    Ganhei espaço no Hd, porém, agora tenho tido problemas em vários programas : Quick Time Player, Windows Media Player (qdo abro um filme, somem os ícones do finder e só voltam quando fecho o WMP), MSN (não funciona de jeito nenhum no mac. No Parallels, a versão windows roda bem), o iPhoto tem dado problemas na edição de fotos. Coincidência ou não, às vezes o Airport não reconhece o roteador… Até agora, foi o que reparei.
    Entrei em ferramentas de disco e restaurei as permissões.
    Mesmo assim, os problemas continuam, deixando o sistema muito lento e instável.
    Pergunto: o que devo fazer para resolver estes problemas?
    (Ressalto que usei o Monolingual para diminuir o tamanho dos dados para poder usar o Time Machine…)
    grata,

    Neide

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: