Morte do Flash é questão de tempo




No mês passado vi o lançamento de uma ferramenta nova da Adobe. Assim como existem ferramentas para criar animações utilizando Flash muito boas feitas pela Adobe, agora teremos ótimas ferramentas para fazer animações em HTML5.

Era inevitável que a Adobe abraçasse o HTML5. Por mais que o atrito criado no lançamento dos produtos da Apple sem suporte a Flash, pudesse mostrar o contrário, o sucesso dos telefones da Apple e seu tablet selou o destino do Flash, que a cada dia está mais para uma ferramenta do passado do que um componente necessário no futuro.

A estratégia da Adobe até que não foi ruim. Esperou o mercado escolher os dispositivos preferidos e com o sucesso consolidado do iPad, não há como fugir. HTML5 será o caminho e a Adobe está caminhando na mesma trilha que no passado fez com o Flash. Criando as melhores ferramentas para um padrão que passa a ser aberto, consolidando um produto onde ela “tem” o mercado.

A ferramenta da Adobe para animações em HTML5 se chama EDGE e estará disponível de graça neste período de ajustes pré-beta. Isto quer dizer que a ferramenta ainda está com vários problemas e certamente com limitações de data para seu funcionamento.

Para fazer download do Adobe Edge Preview, basta visitar a página da nova ferramenta no Adobe Labs. Lá você vai descobrir que a ferramenta precisa de apenas um Pentium 4 para funcionar, mas requer pelo menos um Windows Vista. E para a alegria de todo fruto do pomar, Adobe Edge tem versão para Mac também.

Via EON.




Artigo Anterior

Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: