Motor MultiAir da FIAT




Já tem tempo que a FIAT anunciou um motor novo com tecnologia chamada MultiAir, mas apenas agora fui pesquisar a respeito. Eu estava em dúvida sobre o seu funcionamento e no vídeo abaixo finalmente entendi.

Por algum tempo imaginei que o novo motor não tinha mais comando de válvula algum, porém o único que foi substituído foi o de admissão, que agora é comandado por um sistema eletro-hidráulico. Ainda que este sistema tenha ligação com o comando de válvula de exaustão.

A nova tecnologia trás uma série de benefícios e também uma nova sobrevida ao motor de combustão interna, uma vez que a era dos motores elétricos está voltando com a força toda, graças ao grande salto de tecnologia em baterias e custos mais baixos para carros.

Uma das coisas que o MultiAir trás é menor consumo de combustível (algo em torno de 10% de redução) além de aumento de torque (cerca de 15%) e também mais potência (por volta de 10%). O consumo porém pode ser até 25% menor dependendo da configuração do motor se comparado com motores de mesmo nível de performance.

Quer saber mais sobre o motor? Tem um hotsite esperando por você em inglês ou italiano.




Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: