Assim que usei o Motorola Dext por algumas horas percebi que ele tinha algum problema muito grave. Ele parece ser um ótimo aparelho, roda Android, mas o resultado final foi triste. Desde que reneguei o aparelho da Motorola à obscuridão gaveta eu venho me perguntando por que de tamanho #FAIL.
A resposta veio durante o carnaval quando eu descobri o motivo da lentidão do Dext. Durante uma insônia tive a brilhante idéia de instalar um programa para medir o consumo de CPU. Afinal, não é isto que fazemos com computadores quando temos algum tipo de problema de performance?
Instalei um programa qualquer de CPU que eu achei fazendo uma pesquisa através do Market Place. Instalado e dedos apontados para ninguém menos do que as nefastas aplicações do Motorola Blur que se alimentam a partir de redes sociais. Fiquei impressionando. Após que parei as aplicações o Dext passou a ser “utilizável”.
Eu tentei desativar os widgets removendo-os da tela, porém sem alteração no consumo de CPU. Também tentei remover a aplicação, mas como ela faz parte do Android que a Motorola fez para o Dext, esta tarefa é impossível. Para resolver, tive que parar estes serviço de maneira forçada através desta aplicação que mostra o consumo de CPU. Depois de desligar e ligar o aparelho elas voltam a atividade normal de violentar a CPU do Dext.
Antes de chegar a esta terrível conclusão, fui pesquisar o upgrade para o Android 2.0 ou 2.1, porém não obtive resposta alguma da empresa que me cedeu o Dext para a avaliação. Foi apenas vagando através do twitter que descobri no Zumo Blog que a Motorola pretende soltar o upgrade para o Android 2.1 em algum momento este ano, mas depende da boa vontade dela.
O bom da Apple é que quando ela libera um upgrade para o iPhone OS, todo mundo recebe. No caso do Android em smartphones que não o da Google, você fica à mercê deste fabricante fazer a liberação. Este é um grande revés para o Android.
Deixe um comentário