Existem mil e uma maneiras de preparar Neston e para mover sua biblioteca de músicas do iTunes para um novo computador também tem número parecido. Mas por que mover a biblioteca para um novo computador? Bom, diversos motivos. Se você precisar fazer isto, acho que a melhor maneira de fazer isto é utilizando um HD externo.
Antes de mais nada, deixe-me explicar por que mover é importante. Afinal, você poderia simplesmente importar as músicas no novo computador. Acontece que se você for por este caminho vai perder todos seus metadados. Pelo menos é o que me falaram. Sabe aquele lance de histórico de quando a música foi tocada pela última vez, quantas vezes foi tocada e até o review em estrelas? Pois é. Se você importar só as músicas, corre o risco de perder, mas se importar a biblioteca, nada se perde. Eu não queria descobrir e na migração para o novo computador, resolvi aplicar a mais simples das maneiras de movimentar minha biblioteca.
No computador antigo, movi a biblioteca para um disco externo. Pode ser um HD USB ou uma área na rede como um NAS ou o Time Capsule. Pode ser até uma área compartilhada em outro computador. O importante é que o caminho relativo de acesso nas duas máquinas seja exatamente o mesmo. No caso do Time Capsule usando OS X o caminho da maquina origem para as músicas pode ser algo como “/Volumes/MeuTimeCapsule/Musicas” e no destino terá que ser o mesmo caminho.
As suas músicas podem estar em “/Users/SeuLogin/Music”, por isto, vá no iTunes e mude para a sua área na rede ou no Time Capsule. Garanta primeiro que você configurou o iTunes para manter suas músicas organizadas. Para isto, veja se na aba “Advanced” está com as duas opções “Keep iTunes Media folder organized” e “Copy files to iTunes Media folder when adding to library”. Estas duas opções habilitadas vão garantir que as músicas estarão onde você determinou. Assim que você configurar o caminho para o Time Capsule, mande organizar ou consolidar a biblioteca. Isto vai fazer o movimento do seu computador para a área de rede. Você precisa, claro, garantir que o destino aguenta o peso das suas músicas. Deixo claro que o iTunes não movimenta os arquivos, copia! Atenção!
Feito isto, o iTunes copiou todas as músicas para o novo destino. Copie os arquivos ITL, XML que formam a biblioteca. Existem mais dois arquivos que você pode querer levar e uma pasta, mas é bônus. A pasta em questão é “Album Artwork” que tem as capas dos álbuns. Já os outros dois arquivos são o “iTunes Library Extras.itdb” e “iTunes Library Genius.itdb”. Copie estes arquivos para a pasta do iTunes no novo computador.
No novo computador, garanta que as músicas estão na área compartilhada que você criou e para qual você movimentou suas músicas no computador antigo. Importante que o caminho seja exatamente o mesmo. Na minha primeira tentativa eu errei e perdi meu tempo por que eu tinha duas áreas mapeadas com o mesmo nome e com isto o OS X chamou a primeira de “/Volumes/Musicas” e a segunda, onde estavam as músicas em si de “/Volumes/Musicas-1”. Eu achava que o caminho era o mesmo olhando pelo Finder, mas ao ver pelo Terminal, vi que o mapeamento estava diferente e o iTunes não enxergava minhas músicas e vídeos.
Quando for abrir o iTunes, uma dica importante. Não abra ele diretamente. Você precisa apertar uma tecla para informar ao iTunes que ele não vai abrir a biblioteca padrão, mas sim a biblioteca que você especificar. No Windows você deve apertar “Shift” enquanto aciona o iTunes, no Mac, aperte “Option”. Você ser apresentado com duas opções. Criar uma biblioteca nova ou escolher uma já existentes. Este último é o nosso caso.
Se o iTunes abrir sem problemas, e suas músicas estiverem lá e funcionando, vitória. O último passo é você modificar novamente o local onde as músicas deveriam estar. Aponte agora para a pasta local no seu computador. Com isto você conclui a migração. Não esqueça de depois certificar que todas as músicas estão em seus devidos lugares e apagar as cópias temporárias.
Esta migração leva as músicas, Apps e demais conteúdos que você tem dentro do iTunes. Podcasts fazem parte desta lista, ok?
Para migrar sua biblioteca do Windows para o Mac e vice versa, também dá para fazer, veja dicas aqui. Se você não se importa em gastar dinheiro, pode comprar um software para ajudar na migração.
Veja mais aqui.