MySpace e Facebook no Brasil




na boa? Caguei. Eu já pouco utilizo o Orkut, não vejo diferencial algum no MySpace ou Facebook para mim. Vejo porém que o MySpace é uma boa ferramenta para pessoas que queiram unir o útil do Orkut com a experiência de ter um blog, fotolog e ainda rede social. Para um iniciante pode ser bastante interessante, porém para pessoas mais avançadas na arte de internet, se é que tal coisa existe ou pode ser dita sem ficar com ar de pseudo-entendido-porém-com-cara-de-ultimate-idiota-enrolador-mor.

O facebook nunca chamou a atenção, além disto, pelo que lembro, o serviço nasceu como uma forma de catalogar estudantes universitários nos EUA. Ou estou enganado? enfim… Rede Social que presta normalmente tem que dar algum retorno a quem usa. No Orkut não vejo nada além da chance de conversar com amigos com os quais eu não o faço por não ter seus endereços de email ou contato recente.

Rede social interessante seria aquela que é usada todos os dias. LinkedIn parece ser uma boa alternativa para isso. Um profissional liberal certamente se daria bastante bem utilizando esta ferramenta e uma tradução para o português seria bem vinda. Uma requisição de visualização do perfil completa através de senha para o linkedIn também seria ótimo, afinal, com ele você nunca mais vai precisar se preocupar em atualizar aquele Doc nojento que você chama de curriculo e quer mandar para seus amigos para recolocação profissional ou simplesmente conseguir um emprego.

De maneira muito estranha, Google e Yahoo se mexem para lançar suas novas ferramentas sociais. O Yahoo não consegue criar nada novo já tem tempo. Somente consegue comprar empresas e tornar os serviços piores do que são. Tenho saudade do eGroups e do flickr quando era separado do conglomerado e doutrina Yahooística.

Já a Google parece não ter esperado o sucesso do Orkut no Brasil, o que fez o serviço ser recusado por usuários do resto do mundo por que os Brasileiros se tornaram os primeiros gafanhotos virtuais tomando a rede social da Google de assalto. Deve ser por isso que a próxima versão do orkut deve ser completamenta nova. Socialstream é o nome da bagaça que a Google anda investindo. veja mais aqui.

Se você quer saber mais dos números e donos das duas redes sociais do título deste artigo, visite o undergoogle.




Leia Também


Deixe um comentário

9 Comentários

  1. O Facebook é muito superior ao Orkut e o MySpace é muito mais lerdo. 😀

    Todo mundo quer uma fatia do mercado social do Brasil, isso já é fato há algum tempo.

    Responder
  2. Eu de novo...

     /  24/07/2007

    Preciso reservar um tempinho pra dar uma boa investigada e entender o quao, pra que e pra quem o FB eh uma puta Social Network (por aqui o ele eh a sensacao do momento).

    Pra vc ter uma ideia, me registrei num dia e sem sequer completar meu profile, no dia seguinte (euzinha, brasileira, trabalhando em UK por 1 ano apenas) recebi 2 convites de brits chaps que eu conheco da industria mobile!

    Adoro o LinkedIn, acho de super utilidade pra vida profissional. Nao acredito que substitui o CV, mas com certeza aquela lama de ferramenta de contatos do Outlook que ficam armazenados num arquivo nojento que soh abre no proprio foi devidamente morta e enterrada por mim!

    Leia esses artigos, bons pontos de vista sobre os assuntos:

    http://segala.com/blog/please-no-more-linkedin-invites/
    http://segala.com/blog/using-facebook-for-discrete-marketing/

    Responder
  3. Eu ainda não vi o grande barato do FB. Lendo os dois artigos eu não me senti impelido a tentar a ferramenta. também não via a diferença entre ele e o LinkedIn.

    Atualmente o LinkedIn ganha no meu conceito por ser uma ferramenta bastante voltada ao mundo profissional. A idéia de usar o LinkedIn como substituto ao cartão de visita é ótimo. Se houvesse uma integração com ferramentas de escritório como o Outlook, por exemplo, seria matador.

    Você vai me fazer cadastrar no FB, não vai?

    Responder
  4. Eu de novo...

     /  25/07/2007

    ihh, nao to recebendo notificacoes (apesar de marcar o box abaixo)…

    O LinkedIn tem uma certa integracao. Voce jah pode exportar todos os contatos e importar pro Outlook, alem disso essa semana descobri que ele tem uma ferramenta simples mas legal de criar a assinatura do seu email do Outlook.

    Quanto ao FB, veremos! Depois de fucar bastante, se eu gostar, certamente farei!! 😉

    Responder
  5. Você tem certeza de que informou o endereço de email correto?

    Sobre o LinkedIn. Na verdade exportar é chato. O ideal é o outlook pegara direto online a lista. Isto é 10! 😀

    Responder
  6. Eu de novo...

     /  25/07/2007

    Sim, eh o meu novo gmail, vou te passar depois.
    Minha rede no FB tah crescendo, soh hoje jah entraram mais 4 friends e me convidaram pra 2 comunidades de mobile que eu participo…

    Responder
  7. então voltou a funcionar né?

    Responder
  8. Eu de novo...

     /  25/07/2007

    Nao, mais cedo eu que resolvi me dar um tempo aqui pra desestressar e “colocar o papo em dia com o bernabauer”! 😉

    Mas agora tah funfando. =D

    Responder
  9. ai que bom! pode ter sido frecura…

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: