NAS na sua humilde casinha




Ter grandes discos no seu computador está virando coisa do passado. Tudo que você precisa hoje em dia é um pequeno aparato com discos que seja acessível através de sua rede doméstica.

Um dispositivo como este dá-se o nome de NAS. Network Attached Storage, que na tradução daria algo como espaço-de-armazenamento-conectado-a-rede, eu incluiria um “ultimate tabajara” ao nome, mas seria forçar a barra demais.

O NAS da foto foi batizado como Cube Station CS407 pelo seu fabricante, Synology. O Engadget diz que esta belezoca custa quase 700 verdinhas, preço que eu acho totalmente superfaturado até mesmo para nosso políticos em Brasília.

Porém vendo as especificações técnicas dá para entender por que o bicho é caro. O pequeno notável cubo negro é capaz de montar RAID 0, 1 e 5. Sem falar que é possível ainda crescê-lo com discos maiores.

O negócio é ficar de olho neste tipo de solução e esperar os preços baixarem.




Leia Também


Deixe um comentário

3 Comentários

  1. Eu posso dizer cheio de razão (cof convencido) que utilizei o conceito de NAS muito antes de ele ser difundido. Tenho um servidor aquanta da Unisys que era cheio de HDs só pra guardar as minhas tralhas virutais. Infelizmente o mesmo foi desativado, pois consumia a mesma energia elétrica de uma geladeira e, alguns anos mais tarde, a capacidade de armazenamento dele podia ser encontrada em qualquer HD.

    Bernardo, essas somas do Captcha estão ficando difíceis. Espero que tu não tenhas em mão a quantidade de erros meus.

    Abraços

    Responder
  2. Eu acho que empresas como a Sun deviam mudar de visão, ou aumenta-la um pouco e investir nesse cenário.
    Serio! Eu sei que a Sun vende equipamentos realmente excelentes que vão suportar tudo que eles prometem. Sei que vc vai ter o equipamento mais tempo ON e menos no CCE “concerto”. Que vai ter altíssimo poder de processamento.

    Mas isso tem um preço e no caso é muito caro. Sun hoje no Brasil é mais ou menos como a Apple é (mas a Apple já está mudando) do mercado de PCs.

    Se a Sun que domina muito bem tecnologias de Storage e Rede (inclusive com várias aquisições de empresas do ramo nos últimos anos) investisse em produtos de alta qualidade com valor justificado, acho que se daria bem.

    Não? É o que acho.

    Responder
  3. Rafael: Realmente os erros não são guardados. Eu adoraria guardá-los, mas para tal teria que modificar o plugin e aí falta tempo. 😉

    Dirceu: Grandes empresas conseguem comprar SUN sem problema. Porém não vejo conheço bem a linha de produtos, mas assumo que o a SUN não tem uma linha dométisca ou “prosumer”.

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: