Nextel Smartphone i940




A Nextel é uma empresa diferente. Utiliza uma tecnologia proprietária da Motorola de comunicação PTT utilizando a tecnologia iDen, que quer dizer Rede Aprimorada Digital Integrada ou Integrated Digital Enhanced Network no original em inglês. A tecnologia pode ser ótima do ponto de vista de infraestrutura, afinal, consegue colocar bastante usuários no mesmo espectro de frequencia, comparado com outras tecnologias, contudo, é ultrapassada.

Ela nasceu em 1991 como MIRS e logo depois foi renomeada para iDen. A tecnologia que a Nextel emprega não é a única no mercado de PTT, mas dadas as alternativas, que trafegam voz sobre conexão de dados, é a melhor.

Como a tecnologia da Nextel é da Motorola e não existe nenhum outro fabricante de aparelhos que utilize a tecnologia iden, somente e a Motorola para trazer novidades. A rede de dados da Nextel é uma piada de mal gosto e deve ser por isto que pouco smartphones foram lançados. Existia um que rodava Windows CE ou alguma versão mobile ridícula do passado, até que um ou dois anos atrás veio o i1 que tinha Android como sistema operacional, mas novamente, a experiência final, por conta do hardware abaixo do necessário e uma rede de dados que não ajuda o tornou uma dor de cabeça para quem resolveu comprar um.

NewImage

Agora a Motorola lança o i940 que pode ser visto nos videos abaixo.

Dá para acreditar que ele é melhor do que o i1? Ele tem teclado QWERTY pra quem gosta de teclado físico, Android 2.1, suporte para rede WIFI b/g GPS, bluetooth, câmera de 5MP, mas grava vídeos em resolução ridicula de 252×288 em apenas 15fps. A tela tem 320×480 de resolução com 262 mil cores e 3.1 polegadas. Ele tem ainda um slot para colocar cartões microSD de até 32 GB. Você pode ver mais detalhes na página da Motorola aqui no Brasil. Talvez o seu pior problema seja um lento processador de 500MHz. Tudo bem que ele não está muito longe do iPhone em termos de processador, mas para o Android, que pode ser bem comilão de CPU, 500MHz deixa a desejar e pode ser um problema para quem não tem muita paciência. Se ajuda, a tela é sensível ao toque, apesar de ter o teclado físico.

Recomendação, se você comprar este aparelho é usar um outro celular com 3G ou ter um daqueles modem 3G que vira AP WIFI. Você pode também fazer uma daquelas assinaturas que permite utilizar WIFI em diversas redes espalhadas pelo Brasil.

Ele está à venda por 1100 reais.




Leia Também


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: