NFC: A próxima grande sopa de letrinhas que chega aos celulares




Nestes últimos meses tenho lido cada vez mais artigos sobre a tecnologia NFC em smartphones. A primeira vez que publiquei algo a respeito do NFC foi em novembro passando quando a Samsung  ofereceu celulares com a tecnologia NFC para que um hotel os utilizasse para permitir acesso aos quartos e claro, outros serviços também.

O novo capitulo nesta história é que a LG terá smartphones com a tecnologia NFC. Contudo o grande desafio é que não existem hoje serviços onde o NFC se torne útil, pensando nisto, a LG investirá em infra estrutura onde o NFC será utilizado. Ao invés de começar pela Coréia, onde a LG tem sua sede, a infra para NFC será feita na Europa. A novidade começa a ser desenhada este ano para ser implantada em 2012.

A VISA, também na Europa, está testando o NFC, só que com o iPhone. Eles desenvolveram um acessório que se acopla ao iPhone e permite que o smartphone da Apple tenha o NFC e assim possa oferecer pagamentos pequenos.

NewImage

Entendeu que o NFC vem para mudar nosso mundo? Pois é. Eu já tinha entendido isto, porém não sei muito bem quando isto vai acontecer. Pra mim isto é a próxima tecnologia dos “próximos” 5 anos. Aqui no Brasil, acredito que não venha nos próximos 7 anos. Mas o que é o NFC?

NFC quer dizer Near Field Communication. A explicação que eu gosto de dar é que o NFC é um bluetooth para dois equipamentos se comunicarem de muito perto. A distância onde a comunicação NFC é possível é por volta de 10 centímetros. A freqüência utilizada é na faixa de 13.56MHz e a velocidade de transferencia de dados é entre 106 e 848 kbit/s. Para ler mais a respeito, basta ler a Wikipedia.

O NFC está sendo pensando basicamente para micro pagamentos, assim você apenas aproxima seu cartão NFC ou smartphone com a tecnologia e autoriza o débito, ao invés de entregar um cartão, para ser lido através de contato físico com a máquina de débito. O objetivo é trazer mais agilidade para o pagamento eletrônico. Não chega a ser tão prático quando dar o dinheiro físico, mas é melhor do que colocar o cartão na maquineta que insiste em não funcionar quando você está com pressa.

John Dvorak, respeitado colunista de tecnologia, parece não estar muito feliz com a possibilidade do NFC vir ao mercado pelas mãos dos smartphones, que são considerados território das ardilosas operadoras de telefonia. Apesar de fazer um artigo falando e avisando sobre os perigos do NFC no smartphone, não me senti muito convencido do mal que o casamento entre NFC e smartphone pode ter. Ou não li com atenção, ou não entendi. De um jeito ou de outro, se você quiser me explicar, comentários estão abertos. Ah sim! Faltou dizer que o iPhone 5 está cogitado para ser também um smartphone que terá o NFC incluído em seu hardware.




Artigo Anterior

Leia Também


Deixe um comentário

2 Comentários

  1. Marcos

     /  05/02/2011

    E o implante subcutâneo na mão direita ou na testa, alguém já tem notícia? Rsrsrs…

    Responder
    • na testa não vi, mas no braço eu já vi. Foi um cara numa faculdade dos EUA. Hoje se usa a mesma tecnologia para rastrear animais.

      Responder

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: