NFC: A próxima grande sopa de letrinhas que chega aos celulares

Nestes últimos meses tenho lido cada vez mais artigos sobre a tecnologia NFC em smartphones. A primeira vez que publiquei algo a respeito do NFC foi em novembro passando quando a Samsung  ofereceu celulares com a tecnologia NFC para que um hotel os utilizasse para permitir acesso aos quartos e claro, outros serviços também.

O novo capitulo nesta história é que a LG terá smartphones com a tecnologia NFC. Contudo o grande desafio é que não existem hoje serviços onde o NFC se torne útil, pensando nisto, a LG investirá em infra estrutura onde o NFC será utilizado. Ao invés de começar pela Coréia, onde a LG tem sua sede, a infra para NFC será feita na Europa. A novidade começa a ser desenhada este ano para ser implantada em 2012.

A VISA, também na Europa, está testando o NFC, só que com o iPhone. Eles desenvolveram um acessório que se acopla ao iPhone e permite que o smartphone da Apple tenha o NFC e assim possa oferecer pagamentos pequenos.

NewImage

Entendeu que o NFC vem para mudar nosso mundo? Pois é. Eu já tinha entendido isto, porém não sei muito bem quando isto vai acontecer. Pra mim isto é a próxima tecnologia dos “próximos” 5 anos. Aqui no Brasil, acredito que não venha nos próximos 7 anos. Mas o que é o NFC?

NFC quer dizer Near Field Communication. A explicação que eu gosto de dar é que o NFC é um bluetooth para dois equipamentos se comunicarem de muito perto. A distância onde a comunicação NFC é possível é por volta de 10 centímetros. A freqüência utilizada é na faixa de 13.56MHz e a velocidade de transferencia de dados é entre 106 e 848 kbit/s. Para ler mais a respeito, basta ler a Wikipedia.

O NFC está sendo pensando basicamente para micro pagamentos, assim você apenas aproxima seu cartão NFC ou smartphone com a tecnologia e autoriza o débito, ao invés de entregar um cartão, para ser lido através de contato físico com a máquina de débito. O objetivo é trazer mais agilidade para o pagamento eletrônico. Não chega a ser tão prático quando dar o dinheiro físico, mas é melhor do que colocar o cartão na maquineta que insiste em não funcionar quando você está com pressa.

John Dvorak, respeitado colunista de tecnologia, parece não estar muito feliz com a possibilidade do NFC vir ao mercado pelas mãos dos smartphones, que são considerados território das ardilosas operadoras de telefonia. Apesar de fazer um artigo falando e avisando sobre os perigos do NFC no smartphone, não me senti muito convencido do mal que o casamento entre NFC e smartphone pode ter. Ou não li com atenção, ou não entendi. De um jeito ou de outro, se você quiser me explicar, comentários estão abertos. Ah sim! Faltou dizer que o iPhone 5 está cogitado para ser também um smartphone que terá o NFC incluído em seu hardware.


Publicado

em

por

Comentários

2 respostas para “NFC: A próxima grande sopa de letrinhas que chega aos celulares”

  1. Avatar de Marcos
    Marcos

    E o implante subcutâneo na mão direita ou na testa, alguém já tem notícia? Rsrsrs…

    1. Avatar de bernabauer

      na testa não vi, mas no braço eu já vi. Foi um cara numa faculdade dos EUA. Hoje se usa a mesma tecnologia para rastrear animais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *