No começo do ano passado eu publiquei um artigo falando do NFC em celulares em alguns países e também sobre a tecnologia em si e suas aplicações. Alguns meses antes, no final de 2010, publiquei outro artigo falando sobre o NFC sendo utilizado para substituir chaves e cartões que abrem as portas de quartos de hotel.
Desde então, nada da tecnologia decolar. Apesar de aparentemente útil, ela não veio para resolver problemas, mas sim, procurar um problema para resolver. Já escutei tantas vezes sobre “solução a procura de problema” que não tenho pudor algum de dizer isto a respeito do NFC. Existem diversos problemas associados ao uso do NFC, mas não pretendo entrar na discussão.
O NFC foi implementado apenas em alguns poucos aparelhos celulares e jamais foi utilizado largamente por qualquer empresa, até agora. O recurso está disponível no Android 4.0 no Galaxy Nexus, e alguns outros celulares menos importantes e populares. A empresa que resolveu explorar a tecnologia é a Foursquare.
Apesar da tecnologia ser batizada de Near Field Communication (NFC), no Android eles chamam de Android Beam. Com o Foursquare mais atual desta plataforma, você pode usar o NFC para fazer checkins ou começar amizades apenas aproximando o seu aparelho de outro ou de um cartaz “inteligente”.
A tecnologia permite ganhar tempo nestas atividades, já que as vezes, o GPS demora para determinar a sua localização e dada a quantidade de venues disponíveis na região, escolher a correta, requer tempo e paciência. Aproximando o smartphone do NFC com tudo pronto e apenas precisando do “confirmar”, é bem mais prático e fácil. Daria para fazer a mesma coisa com QR-CODE ou RFID, mas o primeiro requer certa habilidade e paciência para enquadrar a imagem e o segundo simplesmente não decolou depois deste tempo todo…
Ah sim, a novidade é para o app do Android, pois no Symbian, já tinha desde novembro de 2011.
Via TechCrunch.
Deixe um comentário