NNTP ainda vive




Durante boa parte da faculdade eu usei o serviço de NNTP. NNTP é o protocolo para acessar a USENET e este é o serviço do século passado que inspirou a criação de diversos sistemas de fórum. Hoje em dia não escuto mais ninguém falar sobre USENET, boa parte das empresas que tinham fórums/grupos nesta “rede” migraram seu conteúdo para sistemas próprios na web e nunca mais ouvi falara de ninguém criando clientes ou mantendo desenvolvimento de programas apra acessar qualquer coisa através do NNTP.

Bom, no domingo descobri que existe um cliente de NNTP com desenvolvimento ativo ainda. Na verdade é um cliente de NNTP para Mac com desenvolvimento ativo e se chama Xnntp. Você já usou ou ainda usar NNTP para alguma coisa? Fiquei curioso. Acho que sou o único que já usou este serviço por estas redondezas… 😉




Próximo Artigo

Leia Também


Deixe um comentário

6 Comentários

  1. Eu já usei muito!!! Um tempo atrás o Google comprou todo o histórico de mensagens da USENET de vários servidores e centralizou tudo isso no GOOGLE GROUPS. A partir desse momento o GG passou a ser um amontoado de grupos da USENET e de grupos de discussão por email “normais”, criados pelos usuários.

    Inclusive o Google preparou uma seleção das mensagens mais importantes da USENET dos últimos, sei lá, 30 anos +/-.

    Estão lá a primeira mensagem do Linus Torvalds pendindo ajuda pra desenvolver seu experimento, que ele havia batizado de linux.

    Também estão lá as primeiras menções à Microsoft, Windows, SPAM, Vírus… Um monte de coisa bacana que fez parte da história da USENET e, consequentemente, da Internet também.

    🙂

    Procura lá. É bacana demais!

    Responder
  2. Eu usei muito, garimpava verdadeiros tesouros naquele oceano de mensagens.

    Eu sempre preferi nntp a fóruns em sites, na web, mas infelizmente parece que eu era um dos poucos que apreciavam esta abordagem…

    Responder
  3. Usei muito, muito mesmo. Isso chega a ser preocupante, sinal de que a idade se aproxima. Esses dias comentei sobre o ICQ perto de alguns “moleques” que me olharam com aquele “ar de que bicho é esse”. Usenet e newsgroup então…Mas fiquei curioso sobre esse cliente, pena que é pra MAC.

    Responder
  4. Agora pela manhã consegui lembrar o nome do cliente que eu usava no Windows: Forte Agent.

    Responder
  5. Mauro R.V.

     /  21/12/2010

    Olá Bernardo. Tranquilo? E o Septic 9?
    O NNTP vive sim, e no Brasil também.
    Sobreviveram 2 servidores BR fora da Usenet. O Trollnet e o Athenas.
    No Trollnet, como diz o nome, é lugar de Trolls. Imperam brincadeiras e zoações; nem todo mundo gosta..
    E o Athenas era um grupo com forte em carros mas que virou um grupo de bate papo de amigos.
    Se quiser saber mais detalhes, email-me. 🙂
    Um abraço
    Mauro R.V.

    Responder
  6. Mauro R.V.

     /  21/12/2010

    Em tempo: o Forté Agent ainda é desenvolvido e está na versão 6.
    Um abraço

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: