Nokia aciona blogueiro legalmente




Eu já tinha visitado o blog NokiaBR algumas vezes e fiquei inicialmente confuso, por que aquele blog não era mantido pela Nokia, mas sim por um cidadão comum como eu e você. Qualquer um pode fazer a confusão. Na semana passada recebi um comunicado da Nokia informado que o seu departamento jurídico acionou o responsável pelo blog NokiaBR. Dias depois soltou um comunicado que tinha errado ao fazê-lo.

Comunicado Nokia

Reconhecemos e respeitamos o valor e legitimidade do trabalho de José Antônio Oliveira no blog NokiaBR. Como é de conhecimento público, a marca e o nome Nokiarepresentam importantes patrimônios para a empresa e temos a responsabilidade de garantir que sejam devidamente utilizados. Como parte deste esforço, há um time globalmente responsável pela revisão de centenas de websites por mês, em todo o mundo, para garantir que a integridade da marca Nokia seja mantida.

No decorrer de um processo de monitoramento rotineiro, o blog NokiaBR foi identificado e, inadvertidamente, uma notificação extrajudicial foi emitida sem revisão interna apropriada do caso. Compreendemos que algumas modificações no blog são pertinentes no sentido de evitar eventuais confusões para o consumidor – no entanto, o blogueiroJosé Antonio de Oliveira deveria ter sido procurado pessoalmente por um representante da Nokia para discutir o tema, e não ter recebido uma notificação legal.

Lamentamos profundamente os transtornos causados a José Antônio Oliveira e seus leitores. Estamos em contato com o blogueiro e trabalhando arduamente em busca de uma solução amigável para o caso, conciliatória para as partes, de modo a permitir que ele continue fornecendo informações úteis aos seus seguidores por meio de seu blog o mais rápido possível. Manteremos todos atualizados.

Por mais que eu entendo que a Nokia tem o direito de defender a utilização de suas marcas, existem diversas maneiras que um pode realizar esta tarefa. A maneira que a Nokia escolheu certamente não foi a correta.

Você pode ler mais a respeito do caso no Garota Sem Fio e MeioBit. Tentei procurar o blog no WayBackMachine e não consegui nada.




Leia Também


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: