Nokia e IBM: Lotus Notes no seu Smartphone




Eu até entendo que o Lotus Notes é utilizado em diversos ambientes corporativos, mas investir na inclusão do Notes em Smartphones com o mercado divido entre Exchange e seus concorrentes realmente não trás diferencial algum para a solução de mensageria da IBM.

A Nokia e IBM anunciaram que os smartphones da fabricante de celulares será capaz, a partir do mês que vem, de acessar emails corporativos armazenados no Notes. O objetivo pelo que entendi é combater a RIM que produz o Blackberry. No ano passado a Nokia já colaborava com o IBM Lotus Notes 8.

O Notes porém não é o único alvo da Nokia. Ela também vai fazer o mesmo com o Exchange, por que em setembro um acordo foi firmado com a Nokia.

Via Reuters.




Leia Também


Deixe um comentário

6 Comentários

  1. Edson

     /  12/12/2008

    Vi seu post e acho que você está equivocado, colocar o Lotus Notes no smartphone é uma exigência do mercado devido a forma de trabalho que muitas pessoas/empresas estão adotando. Hoje a força de trabalho quer poder usar seus smartphones para ter mobilidade ao trabalhar e não somente para receber ligações, nada mais certa a IBM colocar sua solução de correio e outros produtos sendo acessados diretamente via dispositivos móveis.

    Responder
  2. Edson, equivocado nada! Notes é ruim demais. Todas as empresas que usavam, migraram para Exchange da MS. Não sei por que a IBM ainda insiste em seu desenvolvimento.

    Porém a sua afirmação sobre mobilidade e smartphones está correta, não discordo nem um pouco disto, mas para o Notes, é tempo jogado fora…

    Responder
    • ANDRE LUIZ TEODORO

       /  14/01/2010

      Quanta bobagem. Falar que o Notes é ruim. O autor não tem noção do que é o Lotus Notes. Se tivesse um pouco menos de preconceito e fosse se inteirar sobre o assunto ao invés de criticar sem conhecer, talvez corresse menor risco de mostrar como é desinformado.

      Ao comparar Notes x Exchange você demonstra total desconhecimento sobre o Notes. Acredita que se trata apenas de um correio eletrônico. É evidente que se você busca um simples servidor de correio, por que motivo você pagaria um valor considerável em um sistema como o Notes se você pode tê-lo a um custo mínimo com o Exchange? Porém, a empresa que compra o Lotus Notes, o faz pelas funcionalidades de aplicações envolvendo workflow, trabalho colaborativo, agendamento que são as principais vantagens deste sofware.

      Por fim, convido o blogueiro a se informar melhor sobre os recursos da ferramenta e espero que mude seu conceito ao entender que o Notes é um sistema muito maior do que é imaginado por você. Portanto, cuidado com as opiniões que emite, principalmente em uma mídia tão acessada por leigos como a internet, pois podem estar equivocadas e gerar mais confusão e ignorância nas pessoas que o lêem ao invés de informar corretamente e com conhecimento de causa.

      Responder
      • Olá André, tenho certeza de que o Notes deve ser uma ferramenta poderosa e com diversos recursos bacanas. Talvez o justo ou equivalente para comparação de funcionalidades seja comparar o Notes com o Exchange em uso junto com outros produtos da Microsoft, como por exemplo o SharePoint (que não é lá grandes coisas), mas o meu objetivo neste artigo era apenas comparar o serviço de mensageria do Notes que pra mim é ultrapassado. Já usei Notes e vejo a equipe da IBM sofrendo com seu uso, por tanto conhecimento sobre seu funcionamento.

        Espero que você seja capaz de aceitar que cada um pode ter uma opinião sobre um determinado assunto e manter esta discussão, caso queira continuá-la, num ótimo nível técnico e que seja útil para outras pessoas que busquem informações sobre Lotus Notes, smartphones e tópicos relacionando os dois.

        Responder
  3. Edson

     /  15/12/2008

    Para quem tem um Blog de assuntos sobre informática acho que você está meio desatualizado. Mas tudo bem cada um tem sua opinião sobre tudo.

    Responder
  1. Lotus Notes no iPhone « bernabauer.com

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: