Nokia N810




O Alex me mandou a dica do N810. Fiquei imaginando o por quê. Reflita comigo:

O N810 não é um celular, mas ele não tem nome de PDA. Seu fabricante, Nokia, empresa da qual eu nunca fui fã, o chama de Internet Tablet. Ele não é novidade, mas é novo. Sua evolução, parece ser sensível, mas sua aplicação não me parece óbvia. Por que alguém gastaria quase 500 dinheiros estrangeiros numa coisa eletrônica que não faz ligações, quando você pode gastar o mesmo, quem sabe até um pouco menos, num smartphone que tem mais funções?

Talvez eu não esteja entendendo a genialidade do N810 que pode ser a única solução que dá mais poder de processamento e conforto de utilização do que um smartphone e é mais leve e barato do que um UMPC da vida. Certamente nunca tive a necessidade de um equipamento neste segmento, pois ainda tento fazer a evolução de um simples celular que consegue tocar MP3, para um smartphone, pulando assim as duas etapas intermediárias que seriam o uso de um celular que é MP3 player ou um celular que é quase uma camera digital barata.

Falando um pouco do N810, engana-se que a Nokia empurra seu Symbian como sistema operacional. Ao invés disto um sabor de linux está ali para te prover com rapidez os preciosos bits e bytes que as aplicações precisam. Além da velocidade o N810 difere de seus antecessores pela presença do teclado tipo slide, GPS e ainda a substituição do navegador padrão, vulgo browser, que antes era Opera e agora passa a ser o Firefox, ou uma leve variação dele. O importante é que o núcleo deste navegador é o mesmo da rapozinha que usamos no desktop.

Como mimos obrigatórios esperados em equipamentos topo de linha, o N810 ainda vem com sensor de luminosidade que ajusta o brilho do backlight do teclado e da tela. O GPS pode ser usado com software para calculo de rotas. Pra quem gosta de passar o tempo usando um equipamento eletrônico ligado a internet vem a boa noticia que o dito vem com Flash 9 instalado o que faz com que se possa desfrutar as “dilicias” que somente o YouTube pode nos proporcionar. 😉

Agora, Alex, eu não vejo graça neste N810. Sou mais o HTC 730, aliás, andei escutando aí que o pessoal da Microsoft usa bastante os smartphones da HTC. Porém, não tenho como confirmar.

Veja mais aqui.




Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: