Nokia N82




Eu tenho um sério problema com telefones Nokia. Nunca gostei. Sempre achei eles com um que de vulgar e baratos. Claro que foi uma opinião formada na década de 90 onde os telefones analógicos ainda eram reis e os novos entrantes eram o CDMA e TDMA. Nesta leva vieram Nokia, Ericsson e vários outros fabricantes.

Naquela época eu era fã da Ericsson e eu caminhava feliz com meu t18d da ATL pelo campus da faculdade. Até o display começar a apresentar problemas e o flip ficar meio, digamos assim, mole.

A Nokia evoluiu e recentemente me vi forçado a reavaliar minha opinião sobre os aparelhos do fabricante da Finlândia (espero ter acertado o país, pra mim aquelas bandas são todas iguais). Preciso dizer que os celulares da linha N são bem interessantes.

Primeiro celular da Nokia que me cativou foi o N73. No formato candybar (que eu adoro) o aparelho é prático e funcional. Aliás, ele não é apenas um celular, mas sim um belo smartphone. A Nokia coloca no mercado a maior quantidade de smartphones do mundo. Tudo infestado com o Symbian.

Nunca tive um celular com Symbian embarcado, mas já mexi em alguns. Apesar de atender bem a demanda de fazer as vezes de um sistema operacional de celular, o Symbian, para mim, é uma confusão só. Claro que com o tempo eu me acostumaria e não me sentiria tão perdido e impotente pilotando o Symbian, afinal, passei por isto com o Mac OS X.

Depois do N73 meus olhos viram a luz, digo, o N95. É um aparelho que impressiona pelas características técnicas. Camera de 5MP!!! Vai dizer que não é de babar? Tem ainda um GPS integrado! Show. Pena que ele não é candybar e parece mais um tijolo de tão gordo. Pelo menos você pode utilizá-lo como arma para se defender de alguma ameaça. Se alguém oferecer um programa pirata pra você, basta jogar o celular na pessoa. Ela certamente se machucará bastante. Pena que é um aparelho caro para este fim.

Então eu vi a luz. Esta é outra! Não é luz no fim do túnel. É uma luz reconfortante e agradável aos olhos, afinal, a luz de fim de túnel chega a cegar, ainda que por alguns minutos. Esta luz se chama N82. Belo aparelho, Diz a boca pequena que ele é o N95 em formato candybar. Ele tem tudo de bom. Camera de 5MP, GPS, WiFi, 3G, flash de xenon e display QVGA.

Melhor de tudo é que este aparelho está a venda, legalmente, no Brasil. No submarino ele tem um preço bastante salgado, mas pelo menos você ganha um brinde legal. No Mercado Livre e possível comprá-lo por quase a metade do preço, mas fico pensando se realmente vale a pena continuar comprando coisas por lá. É evidente que os produtos de lá são oriundos de contrabando ou outra forma ilegal de importação, mas se a Policia Federal nada faz, o que posso concluir? Apenas que a margem de lucro deles é menor do que do Submarino. (ou não)

A comparação que li do N82 e N95 é interessante. Apesar de parecidos, eles são apenas similares e não iguais (Cacete que frase foi esta?!). Eles tem quase as mesmas características, mas são bem diferentes. A tela por exemplo tem tamanho diferente, mas a resolução é a mesma. O brilho do N95 é maior do que do N82, mas tem ainda uma penca de diferenças. Ainda assim o N82 parece ser uma boa pedida apesar de ter GPS de qualidade baixa, não carregar através da porta USB e ainda outras coisas de menos importância que você pode conferir aqui.




Próximo Artigo

Leia Também


Deixe um comentário

7 Comentários

  1. Show!
    Mas infelizmente tá muito caro no Submarino…

    Responder
  2. Eu de novo...

     /  19/03/2008

    Sei nao, ainda nao experimentei o N82 (alias, preciso visitar a flagship store da Nokia na Regent St, tem uma area da Vertu super exclusiva!), mas me parece que as teclas sao meio pequeninas demails..

    Minha sister-in-law esta vindo pra ca em Abril, me diz se quer: £399
    http://shop.nokia.co.uk/nokia-uk/product.aspx?sku=3759721&culture=en-GB

    Parece que rolam uns free goodies tb.. 😉

    Responder
  3. Eu de novo...

     /  19/03/2008

    E sim, a Nokia eh made in Finland, pleasurable place to visit! 😉

    Responder
  4. Eu achava que as teclas pequenas do W850 fossem ruins também, mas acabei descobrindo que nem são. 399 libras está caro, não? Quanto está a libra? R$4 ?

    Finland deve ser uma graça. Como se diz “meu celular é grande!”? 😉

    Responder
  5. jvdsilva

     /  23/08/2008

    Caros amigos, tenho o modelo N82 black há cerca de 2 meses e tenho usado de forma pesada, diversos aplicativos ao mesmo tempo, como filmadora, câmera fotográfica, pen drive, mp3 player, etc, etc e como GPS! Me surpreendeu muito o comentário do colega que diz que o GPS do N82 é fraco(???). Como assim, FRACO? Olha, na minha profissão tenho de viajar por diversos estados do Brasil e já tive oportunidade de utilizar alguns modelos de Navegadores. A grande vantagem dos Navegadores tradicionais é a tela touch-screen e as dimensões das mesmas. Agora, o GPS built-in do Nokia N82 é muito bom. É que se pegares somente o software da Garmin que vem junto com o celular daí concordo que é muito limitado mesmo. Mas se pesquisarem na internet, encontrarão endereços que oferecem tutoriais de como instalar um programa de navegação que oferece todas as opções dos programas mais conhecidos, como roteamento por voz e em português do Brasil. Dá um pouco de trabalho mas após atualização do firmware do N82, instalação de mapas atualizados e POIs, afirmo que não troco meu N82 por nada. E esta opinião é de diversos usuários amigos meus…Para não dizer que tudo são flores neste magnífico aparelho, destaco como inconvinientes o tamanho das teclas, o tamanho da tela(que deveria ser maior pelo uso como GPS) e, o maior de todos, a duração da bateria…Ah, Nokia, esta bateria de vocês é safada…Utilizando o GPS ligado direto não dura 20 horas…Imaginem se estivermos no meio do nada e ficarmos sem bateria…rsrsrs…NOKIA, dá um jeito, ok? A seguir,alguns links MUITO interessantes para a utilização feliz do GPS: 1. http://www.tracksource.org.br; 2. http://npossibilidades.wordpress.com/2008/05/20/garmin-passo-a-passo-de-instalacao-e-atualizacao/.

    Responder
  6. Andre Cesar

     /  13/01/2009

    Olá pessoal, quem puder me ajudar! penso em comprar um Nokia N82, mas a licença do GPS é de 6 meses gratuita e depois tenho que pagar, pasmem, $ 70.00 (EUROS) por 1 anos, isto não é possível! mas me disseram que dá para instalar outros programas de GPS gratuitos permanentemente, mas não tenho certeza disso, e só assim vou comprar um! Se alguem puder me esclarecer isso tudo e detalhar também o funcionamento deste GPS, se é por rede de telefonia, se é por satélite, se pode ser por wi-fi, e principalmente se pode ser gratuito mesmo, sem precisar de pagar licença alguma. Obrigado desde já…

    Responder
  7. Gente, to querendo comprar uma daquelas películas protetoras de tela para o meu N82. Alguem sabe se presta? E aquela capa de silicone? Será que é boa? Tava pensando em comprar desse site aqui:
    http://www.negev.com.br/lojavirtual/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=64
    http://www.negev.com.br/lojavirtual/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=21
    Alguem conhece este site?

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: