Novo asfalto na Linha Vermelha




Semana passada eu me deparei com um artigo no jornal O Globo do Rio de Janeiro onde era explicado como o recapeamento da Linha Vermelha entre o Caju e a Ilha do Governador será feito a partir deste final de semana.

O que será feito é a manutenção da via que não existe desde sua inauguração. Vão mexer nas juntas de dilatação, melhorar a sinalização e ainda mexer na iluminação, que preciso admitir. Melhorou bastante. Assim que o Eduardo Paes assumiu, tentei achar lâmpadas queimadas, mas não achava. Hoje em dia porém, já é possível achar algumas apagadas.

Porém o importante deste artigo é o novo asfalto que será aplicado neste trecho. A reportagem do O Globo informa que será o Hatellit (sic) porém o correto é o hatelit. Ele nada tem a ver com ódio iluminado, mas o que chama atenção é que ele é mais caro. Diz que ele já é utilizado hoje em rodovias e que sua durabilidade é 3 a 5 vezes maior do que o asfalto comum.

HaTelit é um material que reforça a estrutura do asfalto. Ele faz no asfalto o mesmo papel que as vigas de ferro tem no concreto. Fortalecem sua estrutura e evitam o aparecimento de rachaduras. O HaTelit é feito de um polyester e é aplicado entre as camadas de piche e asfalto aumentando a sua força, pois distribui o peso aplicado sobre uma área maior. Também em termos de deformação por causa do calor, o material da empresa Huesker também ajuda.




Leia Também


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: