Novo escapamento da Lotus Renault na Fórmula 1




A F1 volta logo após o Carnaval, no final de semana de 11 à 13 de Março. Será no grande prêmio do Bahrain em Sakhir que veremos todos os bólidos da Formula 1 nas pistas dando o seu máximo. Durante as sessões de testes que foram realizados em Valencia, uma novidade veio à tona. A Lotus Renault fez algo realmente diferente. Ao invés de colocar a saída do escapamento virada para trás, resolveu forçar a saída dos gases “calientes” para a frente.

lotus-renault-exaust.png

O gráfico acima demonstra como funciona o aparato. Claro que a saída de ar não é na frente do carro, mas sua saída é projetada para frente, criando assim um fluxo forçado de ar por baixo do carro e assim aumentar (talvez) a aderência do carro aumentando ainda mais o efeito solo. A novidade parece bizarra e seu efeito pouco sentido nas pistas. Durante os testes a Renault teve alguns problemas e não deu para comparar o rendimento entre todos que andaram na pista.

Para ver uma explicação mais detalhada e técnica você pode dar um pulo no Podium GP, um blog voltado ao automobilismo com uma quedinha para a F1.




Leia Também


Deixe um comentário

1 Comentário

  1. EduardoMartins-RJ

     /  16/03/2011

    Na verdade, o Ross Brawn (Mercedes) acha que essa solução da Renault terá mais impacto do que os difusores duplos, banidos esse ano.
    Abraço!

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: