Novo Twitter, mas e aí?




Semana passada o Twitter anunciou uma novidade. Talvez seja a maior novidade desde que o serviço surgiu. O vídeo acima é o anuncio oficial criado e publicado na página que avisa que a novidade aos poucos será liberada para todos aos poucos durante as próximas semanas. Durante este período, se você for agraciado com a novidade, poderá optar em não usar.

Mas o que é esta novidade? Bom, é uma completa releitura da interface web do serviço. Agora, quando você acessar o site do twitter vai ver a página dividida em duas partes. Do lado esquerdo da página você verá sua timeline como sempre viu, já do lado direito você verá o tweet que você clicar. Mais do que ver apenas o tweet poderá ver as imagens e vídeos publicados nos tweet que formam a conversa a qual o tweet clicado faz parte.

Talvez a melhor novidade, depois da releitura do design do serviço, afinal você usa um cliente para usar o twitter e não está nem aí para a página, é que agora, por usar AJAX até dizer chega, tem uma penca de teclas de atalho que podem ser utilizadas para você se tornar mais produtivo quando usar o serviço pela web.

Se quiser ser ver mais imagens e saber mais sobre a nova interface, visite o tour virtual em imagens que a revista Wired montou. O vídeo abaixo mostra o Evan Williams explicando a novidade.

Evans também respondeu algumas perguntas e a mais interessante é sobre o fato de pessoas pedirem para aumentar o limite de 140 para 160 caracteres, assim como é o limite de mensagens SMS, mas parece que Evans não é o fã de alterar o limite. Veja o FAQ aqui.

O importante porém é analisar o que esta mudança no design da página do serviço quer dizer. Como o Twitter ainda não tem um modelo de remuneração claro ou vencedor, a mudança na interface pode ser uma tentativa para trazer os usuários de clientes voltarem a usar o serviço pela web.

Se você usa um cliente para atualizar o twitter, provavelmente não vai ligar para a mudança do site, mas recomendo você acessar a página de quando em vez para verificar se você foi agraciado com a novidade e aí avaliar se você gosta da novidade o suficiente para abrir mão do cliente que você usa.

O ruim é que você não pode fazer nada para conseguir mudar a interface. Você vai ter que esperar.




Próximo Artigo

Leia Também


Deixe um comentário

1 Comentário

  1. Caio

     /  21/09/2010

    Eu possuo ele, mas direto aparece uma caixa de Login, e eu coloco o meu login e senha e depois não consigo mais twittar, aí volto para o antigo. Por enquanto só no visual mesmo.

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: