Novos iPods




No evento do dia 1º de setembro a Apple fez o óbvio e atualizou o iPod Touch para ficar mais parecido com o iPhone 4 e de quebra todos os iPod também mudaram. Uns para melhor, outros nem tanto.

iPod Nano

A mudança mais legal foi a do iPod Nano. Ele tinha um formato bem característico e este formato se perdeu. Agora ele tem o melhor dos mundos. Adeus à ClickWheel e olá para tela sensível ao toque. Em termos de tamanho ele fica com 8 GB ou 16 GB.

A tela é de TFT de 1,54″ com resolução de 240×240 px. A densidade de pixels não é tão alta quanto do iPhone 4 nem iPod Touch, mas é respeitável em 220 pixel por polegada. Além da tela touch existem ainda os seguintes recursos:

  • Radio FM capaz de dar pause na recepção por 15 minutos
  • VoiceOver em 29 idiomas, inclusive português do Brasil
  • Peso de 21 gramas
  • Conector Dock padrão como todos os demais iPods
  • Acelerômetro
  • 24 horas de bateria reproduzindo música
  • Pedômetro e Nike+

Já está disponível no Brasil a partir de 549 reais com direito a gravação do seu nome ou qualquer outra mensagem no seu iPod. Veja mais detalhes aqui. Ele est
a disponível em 7 cores e a gravação em laser não custa nada à mais.

Eu achei este um dos melhores updates que a Apple poderia dar para seus iPod. A impressão que tenho é que este pequeno iPod está rodando um sabor do iOS e seria muito legal se desse para rodar algum app a mais neste aparelho. Usá-lo como relógio e com suporte a bluetooth tornaria o muito mais atraente do que ele é hoje. O grande desafio, porém deve ser o processador que não é o A4 e seu tempo de bateria que deve cair drasticamente se não for utilizado exclusivamente para reproduzir música. Mas enfim… Fantástico upgrade.

iPod Shuffle

O iPod Shuffle também recebeu roupa nova. Parece que ele resolveu se reproduzir com a geração anterior e uma nova espécie surgiu. O clipe para prender a roupa continua, formato é ligeiramente diferente e os botão de controle voltaram. São 5 cores para escolher, 15 horas de reprodução de música e 2GB de espaço. É pouco, eu sei, mas cá entre nós, com esta interface, está pra lá de bom.

O grande recurso deste iPod é o VoiceOver, onde você pode controlar a reprodução com comandos de voz. Disponível já por 229 reais. Ah sim, seu peso é de apenas 13 gramas. Pena que este cara não tem conector Dock padrão como os demais iPods. Veja mais aqui.

iPod Touch

Seu upgrade foi natural e por fora o que dá para sentir que mudou é que agora ele tem duas câmeras e ele passou a ser mais fino que na geração anterior. Não sei como conseguem fazer isto, mas ele é sim mais fino.

Sua tela é idêntica ao do iPhone 4, mas não é igual. Como você vê na imagem abaixo, o angulo de visão das duas telas é bem diferente. A do iPhone permite ângulos de visão bem maior que o iPod Touch novo.

Com uma das câmeras é possível fazer gravação de vídeos em 720p e dá para tirar fotos em 960×720 px. Já a câmera para video conferencia é VGA. O espaço para armazenamento é de 8, 32 e 64 GB. A rede é wireless 802.11b/g/n e tem bluetooth, mas nada de GPS. Nike+ também existe. Além do novo processador A4, o iPod Touch tem também giroscópio de 3 direções, acelerômetro e sensor de luminosidade. Lembra do FaceTime que foi apresentado no iPhone 4? Então. Ele também está presente no iPod Touch através do WIFI.

Este iPod ainda não está disponível no Brasil e por isto nada de preços. Por conta da rede wireless, é capaz dele demorar pelo menos 3 meses para chegar por aqui por conta da necessidade de homologação pela ANATEL. Veja mais sobre o novo iPod Touch aqui.




Artigo Anterior

Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: