O 747 com telescópio




A NASA, agência Tem alguns aviões que foi ligeiramente modificado para comportar dentro de sua área de carga um telescópio. Este é o SOFIA, um Boeing 747-SP. Esta designação é dada aos 747 ligeiramente modificados para ter maior autonomia de vôo. Veja mais sobre estes modelos de aeronave no site dedicado à ele.

A história por trás deste avião é deveras interessante. Ele foi construído e usado pela primeira vez pela PANAM em 1977. Ele foi nomeado Clipper Lindbergh no dia do 50º aniversário do primeiro vôo solo entre Nova York e Paris.

Em 1986 a United Airlines virou dona da aeronave e a tirou de serviço em 1995. Em 1997 a NASA passou a ser dona e ele foi profundamente modificado para virar um observatório aéreo. Durante o processo de remodelagem, uma fuselagem de outro 747 foi utilizada para testes.

Apenas em 2007 o avião voltou a voar e foi rebatizado por Erik Lindbergh neto de Lindbergh que atravessou o atlântico sozinho em 1927 no aniversário de 80 anos da realização.

SOFIA é Stratospheric Observatory for Infrared Astronomia. Uma sigla, saca? Legal né? 😉 Este ano a aeronave completou seu primeiro vôo com as portas abertas. Este vôo foi importante pois com elas abertas é que ele passará a voar. O telescópio infravermelho está montado perto da cauda e é de lá que as imagens serão captadas. Veja mais na página do projeto.

Abaixo você vê mais um vídeo com o vôo do SOFIA.




Artigo Anterior

Leia Também


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: