O carro mais economico do mundo é da VW




Eu nunca fui muito fã dos carros da VW, mas acredito que o grupo formado por empresas como Audi, Lamborghini e Bugatti, para nomear apenas algumas marcas famosas, é realmente vencedor. De uns anos pra cá, os carros que saem das linhas de montagem das diversas marcas que formam o grupo VW tem me chamado bastante a atenção. Inclusive aqui no Brasil.

O mais impressionante de todos os carros é o Bugatti Veyron. Ele realmente é um carro de superlativos. Só para você ter uma idéia, em sua velocidade máxima, o Veyron é capaz de esvaziar o seu tanque em menos de 15 minutos. Seus pneus, também em velocidade máxima, duram pouco e para colocar novas borrachas nas rodas, só na França e o custo é em torno de 25 mil dólares. Bizarro e certamente não compatível com meu bolso.

Diz-se que o Veyron surgiu de um projeto para alcançar o número mágico de mais de mil cavalos de potência. Inicialmente desejado que tivesse 18 cilindros, o motor do Veyron ficou com 16, para ser menos complexo, e em torno deste motor o Veyron nasceu. Projeto de motor da VW e carro da Bugatti.

Da mesma maneira surgiu o XL1, carro conceito da VW que é capaz de andar muito e gastar pouco combustível. É isto mesmo, a mesma empresa que cria o carro capaz de esvaziar o tanque em 15 minutos, é capaz de criar um carro que anda durante muitos dias, sem abastecer o tanque.

O XL1 é capaz de fazer, aproximadamente, 100 km/l. Este número é aproximado, pois diversas fontes dão números diferentes em medidas diferentes (0,9 l/100 km e 260 mpg). Independente do número certo, o consumo é de deixar o queixo no chão.

O carro era um protótipo e por conta da mão de ferro do presidente Ferdinand Plëch, ele vai entrar em produção.

Ele é um carro conceito, futurista, que deve levar o mesmo fim do DeLorean. Vai ficar caro e vender pouco. O XL1 tem motor elétrico, baterias e um motor 0.8 L diesel de dois cilindros que é capaz de fazer o carro andar. Eu achei que ele seria um motor gerador, como no caso do Volt da GM, mas não. A explicação da VW é que isto é mais eficiente. O XL1 conta ainda com transmissão automática de 7 marchas e duas embreagens.

As baterias que o carrinho conceito da VW tem, dão conta de apenas 33 km de carga e para carregar leva 1 hora e pouco se utilizada uma tomada 220v. Em 2013 ele sairá montado da fábrica e brincadeira começa em 60 mil dólares. Você pode ver mais detalhes no press release do Qatar Motor Show da VW.

Já que eu falei da história do nascimento do Veyron, vale a pena falar também de como e por quê este XL1 nasceu. O método de medir eficiência no consumo de combustível na Europa é Litros / 100 km ao contrário do km/l que usamos aqui no Brasil. Dada esta medida, por lá o santo graal é construir um carro que seja capaz de consumir 1 litro a cada 100 km. E é exatamente isto que a VW fez. A primeira vez que o carro conceito de 1 l/100km andou foi em 2002 e na época o mesmo Ferdinand Plëch disse que jamais produziria um carro como este, mas os conceitos e tecnologias desenvolvidas para este tipo de carro conceito poderiam ser utilizados para criar carros mais econômicos.

Anos se passaram e dois protótipos depois, o XL1 é apresentado como um carro capaz de chegar a este número de consumo. O artigo da Popular Mechanics é capaz de satisfazer todas as curiosidades sobre como ele foi construído e quais materiais foram utilizados.

Via AutoEsporte.




Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: