O maior avião de carga do mundo vem ao Brasil




O maior avião do mundo, pelo menos para transportes de cargas que pode ser utilizado comercialmente é o Antonov AN-124. Ele só é superado pelo Antonov AN-225 que é utilizado para transportar partes da espaçonave russa. O verbete na wikipedia diz que ele está disponível para uso comercial, porém só existe um único avião deste modelo no mundo.

O avião que vem ao Brasil é o AN-124 que teve seu primeiro vôo em 1982 e foi certificado para uso civil em 1992. Cerca de 40 destes aviões estão em operação no mundo, sendo que este avião não é mais fabricado. Após o colapso da URSS 5 exemplares não terminados ficaram esperando conclusão até 2001 quando o primeiro foi concluído. Em 2002 foi concluido mais um e os demais em 2004. Existia porém a previsão dele voltar a ser construído a partir do último trimestre de 2008. O curioso é que esta aeronave foi desenhada para ter vida útil de no máximo 7500 horas de vôo, porém, muitos exemplares voaram muito além das 15 mil horas. Os modelos An-124-100 que foram construídos após o ano 2000 conseguem atingir a incrível marca de 40 mil horas de vôo. Isto em conta de gente quer dizer que a aeronave pode voar por 1666 dias ou cerca de 4 anos e uns trocados. Coisa pacas!

Enfim, na quinta feira o grandalhão vai pousar no Aeroporto Internacional de Cabo Frio, na região dos lagos no estado do Rio de Janeiro trazendo dois helicópteros produzidos na Noruega. A pista do aeroporto de Cabo Frio foi ampliada para ter 2800 metros e assim receber o avião. Tudo graças ao dinheiro do petróleo da bacia de Campos. Os helicópteros, claro, serão utilizados por lá.

Veja mais no O Globo.




Leia Também


Deixe um comentário

1 Comentário

  1. Esses dias vi um documentário sobre eles na Discovery: muito bacana

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: