O próximo OS X: Lion




Ao invés de usar um leão, por que não usar um dos personagens dos Thundercats? HHHHOOOOOO!!!!!! Com sua espada justiceira, Steve Jobs nos iluminou com sua visão além do alcance e mostrou algumas das novidades que estão por vir no OS X Lion. FaceTime e Mac App Store são coisas certas que existirão no novo sistema operacional, mas que estarão disponíveis antes para quem tem Snow Leopard rodando em seu Mac.

O FaceTime está disponível agora, ainda que sob a bandeira do beta e com alguns problemas atrapalhando seu uso. Já a Mac App Store estará disponível em meados de janeiro e pra quem faz programas, pode enviar seus produtos para aprovação da Apple a partir de novembro.

No dia do evento da Apple, estive em outro evento e sem acessar a internet, voltei para São Paulo conversando com o @ataidej e comentei com ele que uma AppStore seria muito bem vinda ao Mac e quando cheguei em casa e vi o vídeo do evento fiquei feliz com o resultado. Sim, uma App Store para o Mac estará entre nós até o fim do ano.

A Apple está indo muito bem e se nos últimos 10 anos a Google lançou grandes produtos, está na hora da Apple tomar o rumo da tecnologia da inovação. Fazendo seu dever de casa, a Apple fez seu dever de casa a aprendeu as lições com o iOS, que nada mais é do que uma versão do OS X para os seus gadgets espertos. Na versão Lion do OS X, muitas das coisas boas do iOS estão chegando. A Mac App Store é apenas uma delas, mas antes mesmo do Lion chegar, já será possível usufruir das novidades.

Tudo que o Mac precisava era de um lugar onde os softwares pudessem ser encontrados e comprados de maneira simples. De uma certa forma este lugar já existia na página de downloads no site da Apple. Lá porém era apenas uma grande vitrine que não necessariamente oferecia todos os softwares existentes para Mac. A Mac App Store, por outro lado, não será exclusiva como a App Store é para o iOS. Se você quiser instalar um programa no seu Mac, continuará podendo fazê-lo, porém através da Mac App Store você terá certeza de que a Apple aprova aquele software e ele não causará problemas para o seu Mac e estará livre de malwares e pegadinhas.

Além disto, através da Mac App Store será possível atualizar os programas e o processo de compra será bastante faciltado. Hoje cada desenvolvedor precisa criar sua loja virtual para oferecer chaves de ativação, sistema de ecommerce e outras funcionalidades. Com a Mac App Store, a Apple oferece isto de forma nativa e através de simples APIs.

Todo aquele grande barato de procurar apps no iPhone estarão disponíveis na Mac App Store. Descrição, avaliação e opiniões de usuários estarão disponíveis e claro, descrições detalhadas de cada atualização também.

Sabendo que quero o iLife 11, vou esperar para comprá-lo através da Mac App Store para testar a loja. Se não estiver disponível, vou esperar o Lion ser lançado para comprar o Mac Box Set que vem o pacote iLife, iWork e o OS X para todos os meus Macs ficarem atualizados. Afinal, agora são 3 maçãs no meu pomar.

Além da Mac App Store o OS X Lion terá ainda uma releitura da pasta Applications que agora toma forma de Home Screen do iOS. Os Apps disponíveis no seu Mac estarão dispostos como os Apps do seu iPhone/iPod/iPad. No OS X a Home se chamará LauchPad. Realmente um bom nome para lançar os apps. As organizações possíveis no iOS serão também possíveis no LaunchPad. Organizar por pastas e páginas.

Um novo conceito de estado para um programa também vem do iOS. Os Apps rodando em tela cheia são mais do que simples janelas maximizadas. Eles ocupam a tela inteira ocultando MenuBar e também a Dock. Por conta deste novo estado de programa, se é que se pode falar isto, o OS X vem com o Mission Control. Ele nada mais é do que o Spaces, Dashboard e Exposé num local único, permitindo o controle total sobre todos os Apps rodando em tela cheia, a página com widgets e os Apps que rodam em janelas.

Estas são apenas das novidades que o Steve Jobs resolveu contar. Até o lançamento (previsão é junho-agosto de 2011) certamente mais novidades serão apresentadas.




Artigo Anterior

Leia Também


Deixe um comentário

1 Comentário

  1. Thiago

     /  23/10/2010

    Fiquei com medo do Lion. Entrei no mundo mac porque me apaixonei estabilidade e desempenho dos macintoshs. Facilidade de uso, convenhamos, o Windows evoluiu muito nisso e ainda faz coisas mais inteligentes, como ser mais cauteloso com substituição de arquivos e não fechar um disco que você grava através do explorer. Mas há 2 anos uso Mac OS, e nunca fiquei sem condições de trabalho porque “o computador deu pau”, “atacou um vírus”, ou algo do tipo.

    Mas os PCs evoluem. Pro profissional, cada vez mais aparecem soluções como uma HP Z. Ou um Dell XPS. E a apple, o que está fazendo? Não duvido que sejam interessantes estas inovações que virão no Lion. Mas francamente…o Lion aproveitará o hardware do meu mac melhor que o Snow Leopard?Economizará mais bateria que meu Snow Leopard? Usará, de fato, a GPU do meu mac para trabalhar junto com a CPU e me dar ganho de desempenho em todo o sistema?

    Fiquei frustrado com o Jobs. Não o culpo, afinal, economicamente está muito mais interessante tornar um computador em um iPad aumentado. Mas como fã profissional…me sinto abandonado.

    Responder

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: