O que é Carrier iQ?




Nestes últimos dias tenho acompanhado de maneira distante um assunto que parece ter acendido de maneira ferrenha os maiores defensores da privacidade. Como você não deve saber do que se trata este assunto, vamos nós para a história:

Era uma vez um administrador de rede de 25 anos do estado de Connecticut nos EUA que num momento de pesquisa com seu smartphone com Android executando em seu processador, descobriu que suas atividades estavam registradas. Depois de muito auê, descobriu-se que a “espionagem” ocorre através de um código desenvolvido pela empresa Carrier IQ. O objetivo deste código que coleta dados de uso do seu telefone é realizar melhorias nas redes das operadoras e não bisbilhota o que você digita, mas fica de olho nos sites que você acessa através do seu telefone. Os dados são enviados para a operadora que pode então tomar decisões sobre melhorias em sua rede, seja física ou lógica.

O grande problema não é que informações possam estar sendo coletadas e assim ameaçando a privacidade dos usuários, mas sim que não há opção de não participar no envio destas informações. Se você quiser saber mais detalhes sobre o assunto pode ler o artigo da CNET, que apesar de estar em inglês, é bom completo e aborda todas as questões pertinentes a respeito do assunto.

Segundo a Carrier iQ, dispositivos ao redor do planeta tem seu “programa espião” instalado. Quando comecei a ler sobre este assunto, achei que apenas os celulares nos EUA tinham o programa instalado, mas não. Parece que existem mais de 130 milhões de telefones que coletam estes dados, ainda que não seja possível identificar o usuário.

O que mais chama a atenção é que o Carrier iQ existe há 6 anos e apenas agora este assunto veio a tona pois um bisbilhoteiro descobriu o a espionagem. Até agora as operadoras dos EUA AT&T, Sprint e T-Mobile admitiram que usam informações da Carrier iQ para melhorar suas redes e coberturas. Já a Verizon não usa. Quanto aos fabricantes de celulares, Apple estava entre o grupo que instalava este programa, contudo, depois da versão 5 do iOS, não existe mais o software instalado e o dono do smartphone precisa habilitar a opção de enviar dados anonimamente para melhores no aparelho, caso ele apresente falhas de funcionamento, naturalmente. HTC informou que as operadoras obrigam a ter o Carrier IQ instalado, já a Samsung apenas informou que pré instala o Carrier iQ. Já Nokia e RIM, que faz o Blackberry, disseram que não permitem a instalação do Carrier IQ em seus dispositivos, mas que não tem nenhum dispositivo técnico que realmente previna a instalação do programa pelas operadoras.

Veja mais na Wikipédia.

Abaixo um dos vídeos que demonstram a descoberta do Trevor Eckhart. São 17 minutos onde todos os aspectos e funcionamento do Carrier IQ são dissecados.




Artigo Anterior

Leia Também


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: