O que é compatível com AirPlay? E será que vale a pena?




Um dos grandes recursos do iOS 4.2 é o AirPlay. O que ele faz? Bem, permite enviar conteúdo sem utilizar fios. A Apple colocou o novo recurso no sistema operacional de seus dispositivos móveis (ou seriam portáteis? – sempre confundo os conceitos) e também no iTunes do seu desktop.

Na página que a Apple explica o recurso é fácil de entender. A partir de um Mac ou dispositivo com iOS é possível tocar um conteúdo e tocá-lo num equipamento compatível com a tecnologia. Eu até achei que isto era algum tipo de novidade, mas isto já existia e chama AirTunes, contudo o recurso só funcionava entre equipamentos que a Apple fabricava. Agora com novo nome o recurso está disponível para vários fabricantes e exatamente esta lista é que me intriga.

Alguns equipamentos das empresas Marantz, Bowers& Wilkins e Denon suportam o AirPlay. Além de tocar o conteúdo (audio e video) também são capazes de mostrar informações como nome das músicas, artistas, tempo transcorrido e restante além de capa do conteúdo. No iOS são poucas os apps que suportam AirPlay. Do que pesquisei apenas os apps da Apple tem o AirPlay implementado. Seria interessante ter isto no VLC e apps similares.

Depois de pesquisar sobre o recurso fiquei pensando. Será que este recurso é a tentativa da Apple de desafiar o DLNA, que faz exatamente a mesma coisa? Será que teremos mais uma disputa de padrões? A quantidade de equipamentos que tem DLNA é bem superior e ainda que a Apple não tenha suporte para o DLNA, vários apps para iOS e OS X tem suporte para o padrão de transmissão de conteúdo através de rede de dados.

Quer saber mais? Veja o verbete na wikipedia. Já a lista de equipamentos que suportam o AirPlay pode ser vista aqui. Para entender o funcionamento do AirPlay, sugiro a leitura do artigo da Wired.




Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: