O que é mais rápido: CPU ou GPU?




No ano passado publiquei um video onde os caçadores de mito demonstravam utilizando bolinhas de paintball para ilustrar a diferença entre uma CPU e uma GPU. Estas últimas são movidas a múltiplos núcleos e somente a coisa de pouco tempo que as CPU começaram a ter mais de um núcleo.

Durante a Blackhat, conferencia de segurança que rolou nos EUA este ano, alguns malucos utilizaram uma placa de vídeo da ATi Radeon HD 4850 X2 para rodar um código fonte que atingiu 1.6 bilhões de hash MD5 por segundo superando o processador Cell do PS3 que foi utilizado no ano passado em cluster de 215 equipamentos para gerar uma entidade certificadora (CA) falsa.

Um cluster de 12 máquinas e 24 placas de vídeo da ATI teria o mesmo poder de processamento que os 215 PS3 com a vantagem de ser mais rápido, consumir menos energia e ser 10 vezes mais barato.

Ou seja, GPU kicks ass! :mrgreen: Em tempo. O Snow Leopard terá o OpenCL que é um conjunto de códigos para que desenvolvedores consigam utilizar o processador da placa de vídeo para coisas realmente legais e divertidas para nós, consumidores sedentos por firulas visuais, tempos de resposta ridiculamente perto dos pentelhésimos e assim vai.

Via Slashdot.




Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: