O que rolou no FIDI?




FIDI é a sigla que eu criei para o Forum Internacion de Design e Inovação. Recebi a dica da Rita Cunha que o evento aconteceria. Gentilmente ela me mandou um resumo do que aconteceu no evento. Obrigadinho Rita!

O evento reuniu cerca de 350 participantes que puderam assistir a palestras de profissionais de primeira linha no desenvolvimento de produtos, com destaque para os asiáticos. Participaram do Fórum o designer Luciano Deos, diretor presidente do GAD Design e vice-presidente da Associação de Design do Brasil, e o presidente da LG Electronics, Sr. Choong Bong Cho, que fez um discurso em português e demonstrou a importância que a empresa confere ao design dentro de sua estrutura tanto no Brasil quanto no mundo.

Aprofundar as discussões sobre a importância do design estratégico na conquista de novos mercados foi o grande mérito deste evento. Um case coreano de aplicação do design foi apresentado, assim como dados impressionantes como: a Coréia conta hoje com 300 escolas de design para 47 milhões de habitantes, com 100 mil designers e 1,2 mil consultorias de design em exercício. Nesse cenário, a “educação em design” é de fundamental importância e para isso foi criado o grau de doutorado em design, estimulando a pesquisa e a busca da própria identidade após 35 anos de domínio japonês.

Representando o governo brasileiro, Fernanda Bocorny Messias falou sobre o PBD – Programa Brasileiro de Design, que visa promover a capacidade inovadora das empresas e, assim, elevar o nível de exportações do produto brasileiro. Entre as ferramentas de promoção do design brasileiro está o portal Rede Design Brasil e o Design Excellence Brasil.

Falou-se muito também sobre o pioneirismo do design nacional em diversos campos. Outro dado curioso apresentado é que o Brasil conta com 370 cursos de design, mais do que a Coréia. Porém, com uma população de 150 milhões de habitantes e com a baixa valorização desta atividade por parte dos empresários, temos no Brasil menos designers em exercício do que naquele país.

“Gerenciamento do Design”, “A importância de uma equipe multidisciplinar no desenvolvimento de novos produtos”, “Desenvolvimento de telefones celulares”, “A importância do conceito e das ferramentas de pesquisa na criação de um produto”, “Inovação nos negócios por meio do Design” foram temas muito explorados neste Fórum, além de cases como Blackberry, Starbucks e IKEA para justificar “o poder das idéias”.

Respostas para perguntas como “O que fazer quando a tecnologia é similar ou idêntica entre as marcas?” e “O que fazer quando todos os designs são bons?” também foram bastante discutidas.

Quando é o próximo?! Quando?! :mrgreen:




Artigo Anterior

Leia Também


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: