O retorno da tecnologia vintage




Todos nós gostamos de lembrar como as coisas eram antigamente, não é mesmo? Pois saiba que ainda existem produtos tecnológicos no mercado para tocar sua nostalgia, quer você pretenda ouvir música antiga ou jogar jogos retrô, tem para todos os gostos. Consumidores do mundo inteiro estão voltando no tempo em uma busca crescente por aparelhos retrô como o Sony Walkman, câmeras Polaroid e telefones celulares apelidados como “tijolos”. Dispositivos que não se conectam à Internet, como iPods e consoles de videogame de modelos antigos, também estão voltando graças ao interesse crescente de usuários ansiosos por redescobrir a tecnologia que usaram 20 ou 30 anos atrás.

Entre os dispositivos mais populares estão a máquina de escrever, o console da Sega Megadrive, o computador Apple Macintosh, bem como os boomboxes e pagers da Sony, de acordo com dados de buscas do eBay. Para se ter uma ideia, as pesquisas por Sony Walkman dobraram no eBay nos últimos dois anos. Confira abaixo alguns outros itens vintage igualmente interessantes: 

Casio CA53W com calculadora– Você acha que o novo Apple Watch é o máximo? Se quiser algo um pouco mais simples, opte por um relógio de calculadora da Casio. Além de ser vintage, contar o tempo e fazer contas, ele também tem um calendário pré-programado até 2079. É resistente à água e tem cinco anos de duração de bateria, cerca de 1.825 vezes mais do que um Apple Watch.

Câmeras Polaroid– Em seu aniversário de 80 anos, a Polaroid lançou o OneStep 2, uma “câmera analógica instantânea” que grava filmes clássicos tipo-600 e i-Type reprojetados. É parte de um esforço contínuo iniciado pelo Impossible Project, agora chamado Polaroid Originals, para trazer de volta fotos instantâneas em toda a sua glória offline.

Nokia 3310– a empresa finlandesa HMD Global nos trouxe de volta o relançamento do Nokia 3310, conhecido popularmente comoo indestrutíveldevido a sua resistência, é um telefone de baixo custo e em versão renovada – e sim você pode jogar o Snake!

Nintendo SNES Classic– Primeiro, houve o NES Classic Console, uma reconfiguração da plataforma de jogos de sucesso, lançada em 2016, com grande algazarra. Carregado com 30 jogos clássicos (entre eles Super Mario Bros., Zelda e Donkey Kong Jr.), o console tem a aparência do original com uma diferença fundamental: ele foi reduzido para o tamanho miniatura para sua conveniência de jogo.

A famosa psicóloga Mary Aiken afirma que uma geração mais nova está ficando fascinada por antigas tecnologias como máquinas de escrever e toca-discos de vinil, enquanto uma geração mais velha que cresceu com a tecnologia gosta de relembrar. É uma tendência crescente entre alguns consumidores de se desconectar dos mais recentes e poderosos smartphones – pelo menos temporariamente – para adotar dispositivos antiquados. “A era do ‘sempre ligado’ e ‘sozinho juntos’ talvez esteja chegando ao fim, com pessoas buscando se desconectar das tecnologias que tristemente passaram a dominar nossas vidas”, disse ela. E você, concorda com a doutora?




Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: