OneNote no iPhone? SIM!




A Microsoft me surpreendeu. Durante muitos anos eu escutei que o OneNote era o melhor programa para anotações de reunião que existe no mundo Windows. Como nunca tive um notebook para utilizar em reuniões, apenas acreditei que o programa era realmente esta bossa toda.

Na semana passada veio à App Store o OneNote para iOS. Melhor do que apenas aparecer, ele também veio na melhor maneira possível. Grátis. Isto mesmo. Segundo a descrição que a Microsoft colocou no app, a oferta é por tempo limitado. E mal ele foi lançado, ele já recebeu uma atualização.

Após brincar com ele por uns minutos, percebi que ele tem tudo para ser um ótimo app para anotações no iOS. É uma pena que ele ainda não é um App Universal, por isto, no iPad, ele não terá benefícios da tela maior. Outra coisa que me decepcionou é o fato dele colocar tudo que você anota no SkyDrive, que é o esquema de armazenamento que a Microsoft oferece através da tal nuvem que todo mundo tanto falou no ano passado.

Eu adoro armazenar coisas num lugar, sem precisar sincronizar com cabo. Sou fã do Dropbox e o usaria se o App OneNote permitisse, contudo a Microsoft não quer isto. Aliás, uma coisa muito ruim é que só dá para usar o app se você tiver uma LiveID e todas as suas notas são sincronizadas pela web para o SkyDrive, você querendo ou não.

Tudo tem seu lado bom e ruim. Se de um lado, o iPhone pode ser um dispositivo de entrada para suas notas, o computador pode ser o dispositivo de saída, já que o SkyDrive permite que você acesse suas notas de qualquer lugar, contudo, quem faz reuniões, normalmente sabe que alguns assuntos não devem ser comentados de maneira aberta. Assuntos confidenciais podem ser tratados e usar o OneNote, trás um questionamento grande sobre segurança. Será que seus dados podem ser acessados? Será que alguém pode roubar suas anotações do SkyDrive?

Acima a visualização do OneNote web. Esta interface também permite que se abra a anotação através do OneNote que vem no pacote Office.

Nem tudo é derrota. O OneNote permite criar anotações, incluir bullets para organizar tópicos e também colocar checkboxes que você pode depois marcar como sendo itens feitos de uma lista de tarefas a cumprir. Ao contrário da versão para notebooks, o OneNote, não permite que você desenhe na tela. Apenas é possível digitar usando o teclado padrão do iOS, mas em compensação, dá para tirar fotos e incluir nas anotações. Enviar por email, também não dá. Seria bem legal mandar as anotações por email em formato PDF por exemplo, ou até mesmo no formato do OneNote. Enfim, a Microsoft fez o que todo mundo queria, mas ninguém esperava. Colocou o primeiro produto do pacote Office no iOS. Agora é só esperar a sua evolução natural e crescimento de funcionalidades. E quem sabe, com o tempo, vem uma versão do Excel, Word, PowerPoint…

Veja abaixo um vídeo demonstrando o OneNote no iPhone.




Leia Também


Deixe um comentário

5 Comentários

  1. Meu Macbook eu adquiri recentemente, tem nem 5 dias que ele chegou. A primeira coisa que fiz depois que eu comprei, foi saber se a suite Office da MS para Mac tinha o OneNote… 🙁
    Pelo que vi, se eu quiser usar o Macbook na facul, vai ter que ser com o Evernote.
    No meu Sony Vaio, que roda Windows 7, usei assiduamente por 2 anos na faculdade o OneNote 2007. Esse ano eu comprei o Office 2010 Home And Student só por causa do OneNote 2010, que ficou incrível.

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: