Opera no iPhone




Na semana passada recebi diversos emails sobre a liberação do Opera para o iPhone. Talvez este tenha sido o app que eu instalei mais rápido. Eu assumi uma penca de coisas sem antes ler o que o povo andava falando sobre o real comportamento do app. A promessa era fantástica, navegação rápida, nova interface e maior facilidade em usar um navegador móvel.

Claro que quando a esmola é demais, o santo desconfia. Pois bem. Instalei o Opera Mini no meu iPhone e comecei a usar. Fiquei entusiasmado com a interface e com a novidade, mas a empolgação durou pouco. Meu primeiro teste foi acessar através do WIFI uma página hospedada no meu computador e por tanto não precisaria acessar a internet, mas… precisava acessar a internet sim. Por algum motivo bizarro o Opera se comunica com a nave mãe para compactar e acelerar a navegação e com isto não consegui acessar a página na minha rede local. Tive que entrar na configuração do App para permitir o acesso direito e assim conectar ao meu servidor local. Primeiro #FAIL.

Segundo #FAIL veio ao visitar a página do Bonequinho Cego que no Opera não mostra os banners do Adsense nem os vídeos em flash como o Safari o faz. Assim como no review que eu li, o Opera é talvez mais rápido (ou muito mais rápido), mas velocidade não é tudo. A imagem acima deste parágrafo é com o Opera e a abaixo, a mesma página com o Safari.

Apesar dos problemas o Opera foi o app número 1 mais baixado em 69 App Stores ao redor do mundo (são 90 no total) e apenas no primeiro dia ele foi baixado quase 1 milhão de vezes.

Apesar do aparente sucesso o Opera Mini para o Safari vai ter o mesmo destino que o cliente para desktop que eles fazem. Será minha última opção quando tudo mais falhar e apenas um curinga poderá me salvar. Eu não vou recomendar que você não o use, mas também não vou recomendar que você use, mas eu compartilho que não o usarei no lugar do Safari, que ainda é a melhor opção.

Se você quiser conhecer o Opera Mini em mais detalhe do que em cruas palavras, pode conferir abaixo o vídeo do mobileCrunch que fez uma rápida avaliação do App.




Leia Também


Deixe um comentário

2 Comentários

  1. Pedro Sousa

     /  22/04/2010

    pra mim voce esta forçando a barra a favor do safari, pois se a grande vantagem do opera é compactar a pagina é de se esperar que ele envie ao servidor deles a pagina antes de te exibir, sendo possivel desligar essa opção como você mesmo descreve, segundo a o visual da pagina bonequinho no safari é apresentado daquele modo para que no zoom você não necessite ficar rolando a pagina lateralmente apenas na vertical e isso é tido como uma vantagem do opera. são essas diferenças que fazem o opera um sucesso não é melhor, mas não quer dizer que seja pior é apenas diferente do que você esta acostumado.

    Responder
    • Diego

       /  02/06/2010

      É rápido mas quase todos os sites aparecem totalmente desalinhados, e o zoom é muito inferior ao do Safari, temos a opção com zoom e sem zoom apenas, no Safari usamos o sistema de “pinça” e conseguimos exatamente o zoom que queremos. O safari é muito melhor no iPhone.

      Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: