Organizando as músicas no iTunes




Pollux é mais um programa para ajudar você a manter suas músicas organizadas dentro do iTunes. Arquivos de MP3 e também alguns outros formatos de música, tem metadados associados. Este metadados normalmente contém informações sobre o artista, álbum, nome da música, ano no qual foi lançado e também número da faixa. Estas são apenas algumas das informações que podem ser incluídas, mas existem diversos campos inclusive capa do álbum que você pode preencher.

Estes metadados se chamam IDTAG e boa parte dos players de audio no mercado lêem estas informações de arquivos MP3. Rádios de carro também extraem estes metadados para mostrar no display do console central. Se suas músicas não tem estes dados cadastrados, o Pollux consegue te ajudar a cadastrar e acertar estas informações. Ele consegue inclusive baixar as capas dos álbuns e letras das músicas.

Ele é donationware, ou seja, você doa ao autor o quanto quiser para ele continuar a manter o programa. O site apesar de ser muito bonito tem poucas informações sobre como o programa funcionar. Do que pude entender, e é aí que o Pollux se mostra como um ótimo programa para buscar informações complementares das músicas, é que ele não analisa, nome do arquivo, mas sim sua “impressão digital”. Da mesma maneira que o Shazam, o Pollux cria um código baseado no audio da música e busca informações na internet através dos serviços MusicDNS, Musicbraninz.org, last.fm e lyricwiki.org.




Artigo Anterior

Leia Também


Deixe um comentário

3 Comentários

  1. Não tem um similiar para o Windows?

    Responder
    • Otávio

       /  04/10/2009

      Pro windows tem o “Tune Up”, mas é pago. Dá pra usar ele um pouco antes de perder a utilidade (a espera do pagamento).

      Responder
  2. BIN Salata

     /  04/10/2009

    Fiz um teste mandando o Pollux organizar o álbum AC/DC Live e ele marcou cada música com seu álbum original e não desse cd ao vivo… Depois disso desisti de usar…

    Responder

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: