Origami é hightech




Acredite se quiser, Origami é fundamental para a exploração espacial. Após ver um ótimo episódio do podcast Systm sobre o assunto (que era muito mais divertido com Kevin Rose). O episódio é uma entrevista com Robert Lang, que já apareceu em outros lugares importantes como o TED, nytimes, cnn entre outros.

Ele é um matemático e criou um método que com ajuda de um programa chamado TreeMaker, cria os modelos a serem dobrados nas mais variadas formas. O programa está disponível para usuários de Windows, Linux e Mac (com direito a binário universal).

Se você não entendeu o título do artigo que diz que Origami é hightech, explico. Antenas de satélites e airbags são dois exemplos onde o origami é utilizado de maneira sistemática para otimizar a maneira que as coisas são guardadas para serem utilizadas após o deploy.

O programa TreeMaker é o software a ser utilizado para criar origami como o da foto. Acredite, o escorpião foi feito sem cola, cortes e com uma única folha de papel. Se você quiser se arriscar a criar este modelo em origami, pode pegar as instruções aqui. Aliás o site do Robert Lang é cheio de instruções para diferentes modelos. Tem insetos, animais, carros, bandeiras…




Próximo Artigo

Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: