Orkut e OpenSocial




Eu realmente não captei ainda a grande sacada do OpenSocial. Tudo bem que a coisa é simples de entender, gadget, ou melhor widgets, ou webgets (esse eu acabei de inventar!) para ligar serviços diferentes, mas para que?

Eu vejo que o Facebook tem um monte destes aplicativozinhos que vão acabar existindo em todos os serviços de comunidades sociais, mas não vejo muito objetivo. A caixa de entrada do facebook está lotada de mensagens dizendo Funwall aquilo, ilike aquilo-outro ou teste de QI ou que lado do cérebro eu mais uso. Não estou dizendo que não é uma boa idéia, mas está difícil de tirar algum proveito.

Estes aplicativozinhos, pra mim, são os webgets que vão usar a infra-estrutura do OpenSocial. Chega então ao fim, o diferencial do Facebook. Continuo, porém, sem ver o objetivo dos webgets. Por que eu preciso saber que alguém tirou meleca do nariz pela web? Sim, por que é uma questão de tempo até alguém criar uma aplicação útil como esta para colocar no seu orkut (sim, no seu, por que no meu não. Eu sou espada!).

Vou deixar claro que eu ainda não vi todos os webgets que usam o OpenSocial, preciso vasculhar a lista e ainda nem ativei o recurso no meu Orkut (sem sacanagem, por favor!).

Prometo que mudarei a minha idéia quando eu fizer estas duas coisas. Não! Na verdade, prometo apenas reavaliar a coisa. Mas sério mesmo. Eu deveria?




Leia Também


Deixe um comentário

1 Comentário

  1. Outro dia achei que deveria conhecer esse tal de Facebook. Afinal, dizem que é uma versão mais chique dos “sites de relacionamento”. Desisti. Mal uso o Orkut, do Multiply eu esqueci a senha, o Gazzag eu já tentei cancelar mas não consegui, o MySpace eu nem quis tentar, o Unyk eu criei a conta e deletei em 10 minutos.

    Responder

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: