Os programas para Mac




Naturalmente a primeira coisa que vem a cabeça quando um usuário de Windows fala com outro de OS X são os programas. A primeira coisa errada que se pensa é que existem menos programas para Mac do que para outras plataformas. Isso é errado. Não é que existam menos, por representar uma fatia bem menor de mercado os programas para Mac não fazem publicidade da mesma maneira que os para Windows.

O Office da Microsoft por exemplo existe para Mac e para Windows. O mesmo ocorre com Photoshop, Illustrator que são da Adobe. Naturalmente existem programas também que são exclusivos de suas plataformas. AutoCAD e 3D Max são softwares bastante complexos e caro, por isso tem seu desenvolvimento restrito a plataforma Windows. No sentido inverso o melhor exemplo é o Final Cut Pro que a Apple desenvolve. Ele é exclusivo para a plataforma Mac.

No campo dos softwares grátis a maioria é voltada para PC rodando Windows. Porém, com a notícia que a Apple cresce mais do que as demais plataformas (Windows e Linux), acredito que cada vez mais teremos software para Mac. A google já tem seu Google Earth para Mac, falta o mais desejado, que é o GoogleTalk.

O Skype acaba de lançar uma atualização para seu comunicador, porém o Messenger da Microsoft parece preso ao passado e está na versão 6.0.2, porém já está com binários universais para Intel e PPC. Em termos de navegadores, firefox tem sua versão disponível para Mac também. O Internet Explorer até tinha versão para Mac, mas decidiram não mais desenvolver para esta plataforma, então nada de IE para usuários de Mac.

Voltando ao mundo da arquitetura, existem dois programas que fazem as vezes do AutoCAD e do MAX, mas não são substitutos à altura. A Autodesk tem o Maya, e para uma solução de CAD existe o VectorWorks. É clone. Não é o AutoCAD. Aliás, ele é insubstituível.

Para achar programas para Mac, vasculhei a internet e descobri alguns sites. O primeiro e mais óbvio é o da própria Apple. Eles tem um diretório de softwares comerciais, demo, shareware e freeware. Chama-se OS X Downloads.

Outro que achei bem interessante é o Version Tracker. Este não é exclusivo para Mac. É um site que controla lançamento de versões de software, mas lá você encontra bons programas para Mac.

Seguindo a linha existe ainda o Pure Mac que é exclusivo, como você pode ver pelo nome, para a paltaforma Mac. Bem organlizado, mas ainda não o vasculhei direito.

Em breve farei um artigo com os melhores softwares (freeware) que eu achei e estou usando. Aceito sugestões!!




Artigo Anterior

Leia Também


Deixe um comentário

3 Comentários

  1. eu gosto bastante do Adium.

    Responder
  2. Esse foi um dos que entrou na minha lista para testar, mas ainda não o fiz… Falta de tempo é flórida! 😉

    Responder
  3. ah, programas não são problema mesmo, se fossem, Mac’s não seriam tão bons e famosos como são…
    e eu ainda vou ter o meu!!! hehe

    Responder

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: