OS X 10.8: Mountain Lion




Semana passada me surpreendi com a avalanche de noticias sobre a chegada do Mountain Lion, versão 10.8 do OS X, sistema operacional da Apple para computadores que aos poucos vai ganhando funcionalidades vencedoras do iOS, que é o outro sistema operacional da empresa, mas este último para dispositivos móveis como iPod, iPad e iPhone.

Minha surpresa se dá, pois o lançamento do Lion ocorreu há apenas 7 meses. A mudança foi bastante grande do Snow Leopard para o Lion. Mudou a forma de comprar, de usar, e por conta disto, imaginei que a próxima versão demoraria para chegar, mas ocorreu o contrário. Quentinha no forno, a nova versão vem ainda este ano.

O lançamento do Mountain Lion será no meio do ano, o verão americano. Quinta feira passada ele foi anunciado e uma versão ainda para desenvolvedores foi liberada para testes e ajustes nos programas que eles criam para a plataforma. Junto com a versão inacabada, vieram a lista de novidades que ultrapassam a quantidade de 100 itens.

NewImage

Entre os mais importantes estão a aposentadoria do iChat, que eu nunca vi alguém usar. No seu lugar vem o iMessages, que já existe no iOS e permite a troca de mensagens entre os diversos dispositivos da Apple. Se você não conhece, o iMessages é como o BBM, do Blackberry ou o Whatsup, que são programas que permitem a troca de mensagens via internet sem custo direto. Tudo que você precisa para ele funcionar é uma conexão ativa de internet. Ah sim, no iOS ele se chama iMessages, mas o programa no OS X passa a se chamar apenas Messages e vai além, pois esta versão permite interconexão com AIM, Yahoo Messages e Google Talk entre outros.

NewImage

Completam a lista de novidades importantes um programa para editar Notas, Lembretes e também o Game Center. Todos já existentes no iOS e agora complementam o OS X. Indo além, o Mountain Lion trás finalmente um sistema integrado e centralizado de notificações. Até agora, a única maneira de ter isto era com o Growl, que tinha uma maneira atraente de mostrar mensagens, mas não de maneira centralizada. Talvez na sua última versão, mas ela passou a ser paga, e não achei que valia a pena testar e gastar um cascalho para ter.

NewImage

iCloud passa, obviamente a ser “parte integrante do verbo” e por fim, a chegada do Gatekeeper, que é um sistema de proteção do computador dos programas que você instala no seu Mac. A idéia é proteger seus dados de malware. É mais do que apenas um antivirus, é controle mesmo.

A integração para publicar no twitter também veio ao OS X e o melhor de tudo é o uso do Airplay para usar o televisor como segundo monitor. Chato mesmo é ter que se limitar a resolução de 720p.

Para conhecer as novidades em mais detalhes, veja aqui. A única novidade que você pode testar já é o Messages. Para finalizar, nada de grandes novidades nesta versão. Apenas um movimento natural e esperado de evolução do OS X.




Próximo Artigo

Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: