Ovi Store (loja da Nokia para programas e outras coisas)




Ontem a Nokia liberou para o mundo a Ovi Store. O que é a Ovi Store? Certamente não é um concorrente da AppStore, afinal, a AppStore da Apple não vende programas e conteúdo para celulares da Nokia. E o contrário também, acredito eu no topo da minha ignorância no assunto, que não é possível.

O que a Nokia tem de vantagem sobre a loja da Apple é que a base de potencial clientes é bem maior. Segundo o press release da Nokia (veja abaixo), são mais de 50 milhões de aparelhos, contra apenas, digo e repito novamente, apenas “20 milhão” de dispositivos da Apple.

Segundo a Reuters o lançamento foi um grande desastre. Diversos problemas técnicos impossibilitaram o acesso à loja, mas naturalmente com o tempo eles vão acertar tudo e colocar o boi no trilho, digo, tirar o boi do trilho, ou atropelar o boi, sei lá. Mesmo com 50 milhões de clientes para programas e produtos, a Nokia só acordou para a grande chance de ganhar mais dinheiro com estes potenciais clientes depois que a Apple o fez.

Eu sempre tive um pé atrás com a Nokia. Não gostava do design dos celulares CDMA, TDMA e primeiros GSM. Hoje os celulares são bem legais e após brincar um tempo com o N85 do meu pai, vi que eles são bem legais. Deveriam ser mais baratos para o que são, mas são bem legais.

A partir de hoje (26/05) a Ovi Store da Nokia está disponível mundialmente, para cerca de 50 milhões de proprietários de dispositivos Nokia. São mais de 50 aparelhos compatíveis, pelos quais os clientes podem acessarstore.ovi.com (site em inglês) e começar a fazer downloads, personalizar e tornar seus telefones mais inteligentes e divertidos com aplicativos, jogos, vídeos, podcasts, ferramentas de produtividade, web, serviços baseados em localização e muito mais.

“A Ovi Store está aberta para negócios e já colocamos nas prateleiras conteúdo local e mundial para uma grande variedade de dispositivos Nokia”, diz Tero Ojanperä, vice-presidente executivo de Serviços da Nokia. “A Ovi Store faz com que comprar conteúdo e aplicativos para o telefone seja muito mais fácil e divertido”.

Em países nos quais o aplicativo móvel está disponível*, os usuários podem atualizar seus dispositivos, selecionando o ícone Ovi Store na pasta Download!, com as seguinte opções de idioma: inglês, alemão, italiano, russo e espanhol. Na Austrália, Alemanha, Irlanda, Itália, Rússia, Cingapura, Espanha e no Reino Unido, o pagamento já pode ser feito por cobrança da operadora, enquanto nos Estados Unidos apenas o pagamento por cartão de crédito está disponível. Mundialmente, o pagamento por cartão de crédito pode ser feito por meio do aplicativo móvel ou website móvel. Outros países, idiomas, dispositivos e recursos serão acrescentados ao longo do ano. Ainda em 2009, a AT&T planeja oferecer a Ovi Store a seus clientes nos Estados Unidos.

“A AT&T espera levar a Ovi Store para nossos clientes ainda este ano”, disse David Christopher, diretor de marketing da AT&T. “AT&T tem a reputação de oferecer as maiores opções de escolha de conteúdo e aplicações e ter a Ovi Store está alinhado com essa estratégia”

A Ovi Store consolida os atuais serviços de conteúdo da Nokia numa única loja, contendo tanto material pago quanto gratuito. Milhares dos maiores nomes da indústria de conteúdo, juntamente com desenvolvedores de aplicativos independentes estão distribuindo sua mídias, aplicativos e jogos pela Ovi Store. Provedores de conteúdo e desenvolvedores de aplicativos podem continuar a se inscrever para distribuir seus conteúdos visitando publish.ovi.com.

* Austrália, Alemanha, Itália, Irlanda, Rússia, Cingapura, Espanha, Inglaterra e Estados Unidos.




Leia Também


Deixe um comentário

1 Comentário

  1. Evilian

     /  20/10/2012

    Por que ouvê problemas na Nokia mande uma resposta

    Responder

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: