Padrão de streaming de audio e video entre dispositivos




NewImage

Quem tem uma SmarTV sabe como é legal passar um conteúdo do smartphone ou tablet sem precisa de cabos. Você conecta os dois dispositivos e pressiona play e lá está o conteúdo no televisor. Quase como mágica. 

Usar o Apple TV para isto também é uma beleza. Depois da configuração inicial, passar o conteúdo é simples. Hoje existem duas maneiras de você passar conteúdo de um dispositivo móvel (seja ele um smartphone, tablet ou um computador) de duas maneiras. A primeira é usar uma solução proprietária do fabricante, por exemplo o AirPlay, a outra é usar o DLNA. Eu uso o segundo, DLNA, pois ele permite que eu passe o conteúdo do computador ou do tablet sem precisar do Apple TV. É prático. Tem ainda o WiDi, que foi puxado pela Intel, mas eu acho que não pegou… Eu pelo menos nunca mais ouvi falar.

NewImage

Pensando no lado prático é que a Apple inventou o AirPlay. Não existia na opinião dela, uma solução simples e fácil para um beócio no uso de tecnologia usar. Acontece que cada fabricante resolveu fazer o seu e naturalmente as coisas passaram a ser incompatíveis. Agora a WIFI Alliance, pensando em você (não que você seja beócio) decidiu tentar unificar as tecnologias e criou o Miracast. LG e Samsung já falam este padrão e Intel, Nvidia, Sony Mobile além de outros fabricantes de componentes utilizados para comunicação de dados sem fio também estão na lista.